Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 2.3. Algoritmos do Google: Aprenda quais são para não cair em uma penalização

O que ninguém te ensina!

algoritmos do google

Nessa aula nós vamos falar sobre os algoritmos do Google e os aspectos importantes que devemos ter em conta para evitar cair em uma penalização. 

Quando nós desenvolvemos um projeto e começamos aparecer no Google esse projeto está suscetível a ser penalizado por não cumprir algumas das diretrizes impostas pelo Google, e quem é responsável por verificar se seus projetos estão cumprindo essas diretrizes são um conjunto de algoritmos que nós vamos conhecer aqui durante este post..

O Google tem a mania de colocar o nome de animais em seus algoritmos e nós vamos começar pelo Panda.

Panda – Algoritmo do google

Panda algoritmo do google

O Panda é um algoritmo do Google que foi desenvolvido em 2011 e tem como função avaliar a qualidade do conteúdo que você está entregando para o seu usuário. 

Depois de 2011 o algoritmo do panda passou a penalizar todas as páginas que tem conteúdos duplicados, conteúdos de baixo valor, páginas que tem pouco conteúdo que não resolvem nenhuma intenção de busca e que apenas fazem o Google gastar dinheiro e tempo de rastreio,portanto,  começou a penalizar páginas que falam sobre um assunto no qual não tem autoridade para falar, então, sempre recomendo que é muito importante cria um conteúdo original e trabalhar autoridade da sua marca.

Criando um bom conteúdo vocês vão ganhar muito trabalhando com tráfego orgânico na internet, isso dá trabalho, mas é necessário criar um conteúdo melhor do que os seus concorrentes entregar a melhor resposta a intenção de busca dos usuários. Se trabalharmos assim não vamos sofrer com o panda. Agora vamos seguir e falar do penguim.

Penguim – Algoritmo do Google

Penguin

O penguim é um um algoritmo que foi lançado em 2012 tá focado na qualidade dos backlinks, no último artigo eu comentei que importante que a web receba receba links de outras webs que funcionam como voto. Então o pinguim tem como objetivo detectar a manipulação de backlinks, padrões artificiais nos links que nossas páginas que nossos sites recebem, portanto,  o Google quer que nós entregamos o melhor conteúdo e recebamos links bons de webs de autoridade e que utilizem o nosso conteúdo para complementar a informação naturalmente.

Isso vai ser bem difícil de acontecer,  nós temos que trabalhar o melhor conteúdo para que isso aconteça, nós vamos precisar criar os nossos próprios backlinks, nós vamos ver na plataforma Vip como criar os backlinks e as melhores técnicos e estratégias para trabalhar a autoridade do site sem ser pego pelo Pinguim totalmente dentro das diretrizes do Google.

Resumindo o pinguim visa verificar se você está recebendo links de páginas de outro idioma que você está recebendo links de páginas de irrelevantes, por exemplo: se você tem uma desentupidora não faz sentido que uma página de receita de macarrão link para uma desentupidora. Então, o pinguim avaliasse se seus links vem de portais que também têm autoridade que recebe bons links e que transpassam visitas. Ele passa periodicamente, assim como Panda passa periodicamente rastreando as páginas e detectando se há possíveis problemas para sancionar a web.

 Hummingbird – Algoritmo do Google

Hummingbird algoritmo do google

Hummingbird é um algoritmo que foi implementado em 2013 principalmente pela alta demanda das buscas por voz e dispositivos móveis, Cada vez mais as pessoas estão utilizando as buscas por voz e o google até então não conseguia compreender frases inteiras e o sentido de frases em tom conversacional ele apenas lia uma palavra depois ia em busca do conteúdo da outra frase, portanto, ele se complicava com frases maiores.

O Hummingbird ele tem a função de interpretar melhor o que é que o usuário está buscando e associar isso com um conteúdo que resolva exatamente da melhor forma o que o usuário está buscando, então ele se concentra na semântica tratando-se do nosso conteúdo é importante que nós criemos conteúdos onde utilizemos bastante sinônimos para que possa ser associado nas diferentes maneiras que os usuários possam utilizar para buscar um mesmo assunto.

RankBrain – Algoritmo do Google

RankBrain algoritmo do google

RankBrain foi inserido em 2015 e trabalha em conjunto com o Hummingbird só que o RankBrain ele aprende o que o usuário pesquisa, então, ele vai aprendendo pesquisas que os usuários fazem, pesquisa similar,  aonde o usuário chega e finalmente se vê satisfeitos e vai pegando dados passando o algoritmo principal do Google junto com os outros para que o Google possa fazer a classificação e entregar o melhor conteúdo para o usuário. 

O Hummingbird e RankBrain não penalizam no entanto, eles podem afetar o posicionamento e a quantidade de tráfego que você vai receber se você não tiver conteúdo rico semanticamente e que seja capaz de atender às diferentes intenções de buscas dos usuários com as diferentes palavras.

Pigeon – Algoritmo de Google

pigeon algoritmo do google

Foi implementado em 2014 o Pigeon que é um algoritmo que surgiu por causa de uma denúncia de um diretório local chamado Yelp.

O Yelp se queixava que estava perdendo visibilidade para site de empresas no âmbito local que estavam utilizando técnicas sujas digamos assim para subir nos buscadores, então, a fim de controlar melhores resultados locais o google implementou o Pigeon que verifica a qualidade do conteúdo se tem relevância para uma determinada área se a página é uma empresa séria ou se é apenas uma estafa, se está tudo conectado ou se os dados são concisos e se o endereço da empresa é conciso em tudo que tem sobre a empresa na internet e ainda se está implementado no Google Maps, se recebe links relevantes, então tudo relacionado ao SEO Local o Pigeon ajuda nisso.

Bert -Algoritmos do Google

bert algoritmo do google

Em Outubro de 2019 foi inserido mais um algoritmo chamado BERT que ajuda com que o Google entenda melhor ainda uma intenção de busca, entenda melhor toda a contextualização de uma oração de uma frase de busca tá e conseguir definir melhor os resultados.

O Google não entendia antes as preposições os pronomes direito não conseguia diferenciar o que queria dizer e depois 2019 ele já vai passou a entender melhor isso e entregar o resultado que tiver melhor otimizado, por exemplo antes as pessoas faziam uma busca viajar do Brasil a Estados Unidos sem visto e o Google entregavam um artigo sobre estar viajando nos Estados Unidos ele não conseguia interpretar esse à que queria viajar do Brasil à Estados Unidos sem visto, entregava um outro artigo portanto, a partir da implementação do Bert ele já consegue interpretar o que quer dizer: viaja do Brasil à Estados Unidos sem visto. 

O Bert também não vai nos penalizar, o que fará realmente é entregar o melhor resultado para os usuários na SERP de acordo com a intenção de busca, oferecendo a informação mais rica,  atualizada, original sem erro bem feito.

Se um desses algoritmos detecta que estamos passando dos limites o Google vai nos penalizar, nós podemos ser penalizados algoritmicamente e como sabemos se fomos penalizados algoritmicamente se estávamos na primeira página perdemos as posições e consequentemente as visitas, então, nós vemos nas ferramentas do Google que perdemos muitos visitas se nós tínhamos 100 visitas por dias agora por dia nós estamos tendo 10 isso é sinal de uma possível penalização.

Cair uma posição de uma página para outra, perder muitas visitas ou perder poucas é sinais de uma possível penalização ou muitas vezes podem ser somente porque a concorrência tá fazendo um melhor trabalho, então isso nós não temos como saber ao certo tudo que nós podemos fazer é ir seguindo métricas.

Nós temos uma ferramenta chamada Panguim tool

Ferramenta panguin

Se você já tem um projeto criado já tem uma conta no Google Analytics que é uma ferramenta que nos mostra as visitas que nós estamos recebendo enfim vamos ver ela mais para frente eu quero que você foque nos conceitos dos algoritmos das possíveis penalizações e guarda essa ferramenta na cabeça.

Quando você já tem uma conta do Google Analytics que já tá tudo feito você pode utilizar essa ferramenta conectando com o seu e-mail do Google.

Essa ferramenta serve para mostrar quando passou um algoritmo do Google, quando teve alguma atualização contrastando com as nossas visitas, então a partir dessa ferramenta nós podemos verificar se depois que passou um algoritmo se nós caímos posições ou se nós subimos ou se nós perdemos ou ganhamos tráfico notar que possivelmente esse pode ser o motivo. Então, Clicando na barra verde da imagem acima nós conseguimos ver qual foi o algoritmo que passou no dia 23 de Outubro.

atualização de google BERT

Que foi o Google Bert,  então sugiro a vocês que entrem e dêem uma olhada para aprofundar mais os conhecimentos. 

Se Nós ligarmos o pinguim e sob a barra do pinguim então mostrará a data que passou o pinguim, portanto, é isso que nós podemos contrastar ver se caiu as visitas ou subiu, e se subiu quer dizer que está indo tudo bem.  O mesmo podemos fazer com o panda e os demais algoritmos do google oferecidos pela ferramenta.

Tem uma linha do tempo do algoritmo onde nós podemos ver as últimas atualizações em uma linha do tempo no final da página do Panguim.

ultimas atualizações do google

Quando você recebe uma penalização algorítmica você corrige esses problemas geralmente demora um tempo, 1 ou 2 meses para que você volte a se recuperar disso. Às vezes pode demorar até um pouco mais,  então leve esse tempo para recuperar-se dessa penalização por vezes você não recebe nenhum aviso porém existem trabalhadores do Google que vão verificando as webs, vão verificando denúncias vão olhando as  qualidades das webs e esses trabalhadores do Google podem te dar uma penalização manual, caso encontre algo que vai fora das diretrizes do Google na sua página, então, se você receber uma penalização manual você consegue verificar através de uma ferramenta do Google que se chama search-console nós vamos falar dela mais para frente nós vamos fazer uma conta nela, então dentro dessa ferramenta que é uma caixa de ferramentas dos profissionais de SEO.

No caso de você receber uma ação manual ele descreve na ferramenta com imagem acima o motivo e o que você tem que fazer para arrumar então, você arruma e manda reconsideração, também demora um tempo para voltar, então eu espero que você tenha em mente que o foi vista neste artigo e que você se aprofunde mais nessas informações sobre as atualizações do Google.

Veja também o artigo: Quais fatores o Google tem em conta na hora de posicionar um site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *