Skip to content

Camulfa seus links de afiliados para melhorar o Crawl Budget e subir posições no google

Camuflando link de afiliado

Olá verdadeiro, como está? Espero que bem!

Aqui Tico Santos e nesse artigo quero te explicar porque você deve ocultar/camuflar seus links de afiliados. Mas não me refiro em modificar esses links para que seus usuários não o vejam, e sim em tornar-los indetectáveis pelo robô do GOOGLE, isso sim que importa!

Camuflar os links de afiliados com plugins como Pretty links por exemplo, ou encurtares como Bit.ly ou outros, não há necessidade real tratando-se de otimizar um WordPress para vender com tráfego orgânico, não é a melhor opção e explico já porque.

As vendas que vocês vão fazer a maioria das vezes são para pessoas que não estão nem um pouco preocupadas com a URL, se é um link de afiliado ou não, não sabem o que é um link de afiliado não fazem parte desse mundo e se fazem serão pessoas sérias.

SÓ QUEM VAI SE PREOCUPAR SE VOCÊ ESTÁ COLOCANDO LINKS DE AFILIADOS EM SEUS CONTEÚDOS, SÃO CONCORRENTES HIPÓCRITAS OU INVEJOSOS, NÃO É SEU FOCO!!!

Por experiência afirmo que melhor caminho é ser sempre transparente com seus usuários (possíveis clientes). Uma pessoa comúm que encontrou sua página nas SERPs e entrou na sua página, está interessada em saber mais sobre o produto que você oferece, esse usuário chegou na sua web porque tem um interesse real!

Se o link é grande ou se aparece o nome de outro lugar ou se direciona a outra página de produto, isso da igual, o que um cliente real quer é obter informação e comprar.

O que vai determinar a realização da venda não é se o link de afiliado está oculto ou não para o usuário e sim sua autoridade, a transparência com a qual você trabalha, a confiança que você transmite nos conteúdos de excelente qualidade em todos os seus canais de marketing e uma boa otimização de conversão, onde você aporta facilidades para o usuário poder comprar, conta os benefícios, indica os pontos negativos, mostra reviews e etc… não se o link de afiliado está oculto para o usuário.

Criar conteúdo exclusivo e relevante oferece valor agregado aos usuários e diferencia seu site de outros afiliados, o que aumenta a probabilidade de você obter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google, com isso e com o Crawl Budget você deve se preocupar.

O que é Crawl Budget?

Quantas vezes e com que frequência o Google visita um projeto web? Essa frequência de visitas é o que se chama Crawl Budget. Esse é um fator a ter em conta em 2019 para melhorar a indexação de conteúdos e o posicionamento de um site.

Trabalhar na otimização do Crawl Budget vai gerar um impacto direto na velocidade de indexação dos seus conteúdos, fará com que o Google passe mais tempo dentro de sua web visitando e classificando conteúdos, ofuscar os links de afiliados com o método que vou mostrar vai ajudar nisso, ainda que existe muitos outros fatores “SUPER IMPORTANTES” que devem ser otimizados e que eu mostro na Plataforma VIP, além de dar as ferramentas necessárias para análise.

Já conhece meu curso de SEO? Disponibilizo mais de 160 vídeos somente com técnicas, métodos e conceitos exclusivos de SEO onpage e Off Page que funcionam!

Por que ocultar links afiliados?

Com certeza você pode criar um site e trabalhar com afiliação sem esconder esses links de afiliados e o site pode funcionar bem no Google, mas isso é até um determinado momento…

Se você cria um site totalmente direcionado a afiliação, no final você terá um site onde todas as URLs terão links apontando e mencionando os sites dos produtos que você promove, enviando “LINK JUICE” (força) pra tudo que é lado.

SEU PROJETO PARECERÁ UMA MALDITA GRANJA DE DERIVAÇÃO DE TRÁFEGO E O GOOGLE VAI PASSAR MUITO MENOS TEMPO RASTREANDO SUA WEB!

Se utilizamos “No Follow Links” não enviamos Link Juice, más jogamos no lixo.

Por isso o ideal é camuflar os links de afiliados para que o “Google” não possa interpretar como um link e portanto não seguirá, não sairá tanto de sua web e não transmitirá juice. Desse modo você vai concentrar o juice somente entre artigos relacionados que interessem e todos ganharão mais força e relevância, seu projeto terá uma melhor saúde.

De qualquer modo não é porque vamos esconder os links que vamos colocar muitos links de afiliado na publicação. Não recomendo utilizar mais que 2 ou 3 links de afiliados no mesmo conteúdo.

Como ocultar links de afiliados no WordPress com JavaScript

Existem várias maneiras de camuflar links de afiliados com Js, vou explicar a maneira mais fácil que é utilizando um plugin, para que qualquer iniciante possa colocar em prática sem complicações!

O plugin é o Link Juice Optimizer e permite ofuscar links em 3 partes do WordPress:

  • Elementos de um menu.
  • Links dentro do conteúdo do post e das páginas.
  • Links dentro do conteúdo de widgets HTML.

Tudo que você precisa fazer para ocultar um link é instalar o plugin, pode fazer download aqui e aplicar a classe “ljoptimizer”, então o plugin fará seu trabalho usando PHP e funções javascript.

Para ocultar links no menú você deve entrar no menu, clicar no canto superior direito em opções de tela, e habilitar a casinha de classes CSS como mostra na figura abaixo. Logo atribuir a classe CSS ljoptimizer, para que o plugin comece a funcionar.

Esconder links de afiliados

O link ficará da seguinte maneira com um “data-loc”, como na figura abaixo:

Ocultando links de afiliados

Veja abaixo um exemplo de como você pode ocultar links de afiliados no conteúdo ou em um widget com HTML:

Escondendo link de afiliados

O que o plugin faz exatamente é substituir as aparições de links que contenham a classe ljoptimizer por uma etiqueta html <span> com um atributo data-loc, onde o valor é a direção url que do link original, só que codificada em base 64.

O código javascript detecta quando clicam nessa etiqueta e decodifica o atributo data-loc enviando o resultado a janela do navegador mediante a função window.location.href.

A etiqueta <span> não é clicável de maneira nativa, então ao colocar o mouse em cima, o cursor não muda para uma mãozinha como normalmente… Para isso, vamos ter que adicionar pelo menos essa linha de código CSS:

.ljoptimizer {cursor:pointer;}

E para dar o aspecto padrão do tema ao link que está substituindo, você terá que olhar no código da sua web e extrair todas as propriedades que se aplicam aos links para adicionar na classe ljoptimizer, nada muito complicado.

OBS: Apesar de que seja muito difícil que o Google venha a interpretar isso como um link e o trate como tal, vamos tomar uma medida adicional de segurança. Você deve bloquear o arquivo ljo_helpers.js. Para isso é necessário adicionar esta linha no arquivo robots.txt do seu site:

Disallow: /wp-content/plugins/link-juice-optimizer-master/ljo_helpers.js

Se tem dúvidas pode participar do grupo Club Seo De Verdade VIP no Facebook, lá ajudamos uns aos outros.