Skip to content

Waze ADS: O que é, como funciona e para que serve

Waze ads

O aplicativo Waze foi criado em Israel e adquirido pelo Google por 1,3 bilhões de dólares.  Atualmente o aplicativo possui mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo, ajuda a dirigir melhor nos horários de congestionamentos, economizando tempo e dinheiro em gasolina para aqueles que o usam. Como outros serviços de navegação GPS o Waze é baseado nos comandos de voz dados pelo usuário e oferece instruções passo a passo, ou melhor, turn-by-turn, para chegar a um destino com mais facilidade e velocidade.

O que é verdadeiramente inovador é a forma como o aplicativo registra informações: graças à comunidade ativa de usuários, alertas de tráfego, bloqueios e postos de gasolina ainda mais próximos e baratos são compartilhados e atualizados em tempo real.

Assim, uma rota específica pode ser indicada mesmo quando o veículo está em movimento.

As rotas mais frequentes também são gravadas na memória do aplicativo e com os comandos de voz, são ativados os alertas que o usuário precisa naquele momento.

Por exemplo, dizer ao smartphone para “informar o status do tráfego” ativará anúncios que indicam congestionamentos, bloqueios ou redirecionará o usuário por outra rota para evitá-los completamente.

O espírito de colaboração não para por aí.

Quando o usuário do aplicativo disponível para dispositivos iPhone e Android, se conecta ao Facebook, recebe atualizações de seus contatos para saber exatamente onde estão e a que distância estão de seu destino. Além disso, oferece àqueles que estão em um evento as indicações de como chegar lá automaticamente.

Isso elimina um dos riscos mais frequentes para os motoristas: o de enviar SMS enquanto dirigem para avisar se estão a 5 ou 20 minutos do seu destino.

Os usuários do aplicativo ganham pontos por ajudar na edição do aplicativo, o que se traduz em um ranking mais alto dentro da comunidade.

Este é um aplicativo muito completo quando se trata de posicionamento e mapeamento, que se torna uma das razões pelas quais o Google decidiu investir nele.

A compra do app por parte do Google foi uma jogada para ficar dentro desse mercado, além de fornecer uma plataforma social ativa dentro dos smartphones e, sendo Waze um aplicativo sem concorrência real dentro do mercado, o Google garante uma posição privilegiada dentro deste nicho.

Waze Ads anúncios geolocalizados, uma alternativa perfeita para o Google Maps

Waze é uma aplicação de navegação GPS semelhante ao Google Maps. Embora sua trajetória seja paralela à deste último aplicativo, ciente da turbulência causada pelo Waze entre seus usuários e temendo por sua própria supremacia no setor, o sistema é de propriedade do Google desde 2013.

O Waze é projetado para uso em cidades. Seus melhores ativos são a otimização das rotas da cidade, a estimativa da duração dos engarrafamentos e a capacidade de previsão do congestionamento.

Já conhece meu curso de SEO? Temos mais de 170 aulas práticas esperando por você somente com o que funciona atualmente. Click no link para saber mais.

Além das peculiaridades puramente orientadas para a condução, o Waze, como o Google Maps ou o Bing Maps, oferece informações sobre os estabelecimentos. Dado que a base de usuários do aplicativo móvel tem 90 milhões de usuários, o uso deste aplicativo como um proxy para obter publicidade para os motoristas é um doce difícil de ignorar.

waze gps app

Graças a Waze Ads, os proprietários de diferentes tipos de empresas podem realizar campanhas de publicidade com segmentação geográfica, direcionando seus esforços e orçamento para os usuários mais propensos a ser tentado por anúncios, aqueles nas proximidades do estabelecimento.

Existem muitas franquias de renome que já ousaram investir em anúncios geolocalizados de Waze Ads.

McDonalds foi um dos primeiros a entrar na onda.

Liz Woods, supervisora de mídia da H & L Partners, uma empresa global de marketing e publicidade que executou a campanha publicitária do McDonalds, disse:

“Como as diferenças entre mídia tradicional e digital estão cada vez mais diluídas, a Waze dá ao McDonald’s a capacidade de combinar dados inteligentes e orientação com o que de outra forma seria uma ampla gama de publicidade externa. As informações que capturamos para nossos clientes forneceram insights mais profundos sobre o desempenho criativo, diurno, comportamental do consumidor e geográfico. “

As campanhas publicitárias da McDowell em Waze focaram-se em aumentar a divulgação do menu “All Day Breakfast”, incorporando testes A / B para optimizar anúncios geolocalizados, aumentando a presença em mapas com ícones personalizados e constante atualização da arte para manter a relevância ao longo do ano e atrair o interesse para ofertas pontuais.

Tipos de anúncios PPC de Waze Ads

A Waze oferece três formatos de anúncios que garantem alta exposição aos usuários:

  • Anúncios de busca: são os mais comuns. Eles são apresentados no topo dos resultados quando um usuário busca um destino na aplicação.
  • Anúncios de Pin: são uma espécie de mini outdoors no mapa do Waze. Eles são apresentados para lembrar aos motoristas que a localização do negócio está perto deles.
  • Aquisições de velocidade zero: são anúncios visualmente mais atraentes que os anteriores. Eles fornecem mais informações e promoções de show business. Eles aparecem quando o motorista para por pelo menos três segundos.

Qualquer um dos formatos é altamente eficaz para aumentar a exposição da marca. No entanto, ao usá-los é importante ter em mente as seguintes dicas:

  1. Aplicar as diferentes possibilidades de segmentação (rota, horário, tráfego, destino ou clima) para conseguir uma exposição mais precisa, oportuna e eficaz.
  2. Aplicar a máxima criatividade no design e na mensagem dos anúncios.
  3. Utilizar estrategicamente os “Call to actions” oferecidos pela plataforma.
  4. Para o resto é fundamental alinhar o design e a mensagem dos anúncios com os objetivos específicos da campanha, bem como monitorar constantemente o seu desempenho.

Os gastos em publicidade orientada a dispositivos móveis para a localização irá aumentar para US $ 32,4 bilhões em 2021, o que significa que mais e mais anunciantes estarão competindo por um lugar em todos os mapas. É necessário aproveitar a vantagem já e começar as primeiras abordagens para o marketing de geolocalização nestas plataformas.