Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 4.3. Comentários Para que servem, configuração, moderação e fatores SEO

O que ninguém te ensina!

Para que servem, configuração

Hoje nós vamos falar sobre o sistema de gestão de comentários do wordpress, como devemos configurar, quais as opções que temos e algumas observações importantes a respeito de como isso pode afetar o nosso SEO e o desempenho na SERP. 

No final de cada aula nós temos as opções de deixar comentários onde temos uma caixa de texto onde podemos escrever o nosso comentário, colocamos o nome, colocamos o e-mail, por vezes podemos colocar um site e deixar um comentário no post.

Você deve ter em conta que cada vez que nós colocamos nosso site para deixar um comentário nós vamos receber um backlink deste site se o proprietário aprovar esse comentário, muitas pessoas utilizam esse sistema de comentário apenas para fazer spam.

Os comentários em si são importantes porque agregam valor, ou seja, dão mais valor ao nosso conteúdo para que outros usuários desfrutem e aproveitem. Então, o google te recompensa por isso, porém não podemos ter tantos comentários porque podemos ter vários problemas entre eles dependendo do tema que você estiver usando a paginação acaba criando url duplicadas aos seus posts e isso é prejudicial a nível de SEO.

Como gerir os comentários no site?

configuração de comentários em wordpress

Dentro do wordpress nós temos listado os comentários que nós recebemos onde podemos: eliminar os comentários, aprovar um comentário, colocar como spam, editar um comentário, reprovar um comentário e ver em post post este comentário foi deixado. Também podemos editar os comentários para nos beneficiar a nível de SEO,mas isso são coisas avançadas que nós vamos ver na VIP.

Nota: quando colocamos um comentário como spam o wordpress vai aprendendo e colocando em prática ou alterando diretamente como spam certos tipos de comentários.

E temos outros plugins que também ajudam com isso e aumentam as opções que nós temos para gestionar os comentários a questão dos plugins nós vamos ver mais para frente em outras aulas.

Configurações de comentários

configurações de discussão em wordpress

Se você passar o mouse em configurações e ir em discussões vai encontrar algumas opções de configurações de comentários que são importantes.

Por exemplo, tem a opção de ser notificado cada vez que um blog é linkado a partir de um post o que é bom para fazer o controle de spam no site. 

✅ Você pode permitir avisos de links de outros blogs em novos posts que são chamados também de pingbacks.

✅ Você pode habilitar ou desabilitar a opção de permitir comentários em novos posts em seu site.

✅ Você pode obrigar o autor do comentário preencher o e-mail.

✅ Você pode encerrar automaticamente os comentários a partir de tantos dias que você desejar.

✅ Você pode habilitar a opção de exibir nos comentários uma caixa de seleção para aceitar cookies, permitindo que os cookies do autor do comentário sejam definidos.

✅ Você pode habilitar a opção de mostrar os comentários mais novos ou mais velhos no topo.

✅ Você pode habilitar a opção de receber um e-mail quando alguém deixar comentário no teu site.

✅ Você pode habilitar a opção de receber um email quando e-mail de alguém aguarda moderação para ser aprovado, rejeitado ou deletado.

✅ Você pode habilitar a opção de reter um comentário na fila se este contiver mais de X número de links. (Uma característica comum de comentários de Spam é o elevado número de links.)

✅ Você pode colocar os comentários em lista negra quando um comentário contiver qualquer palavra que você configurar aí na parte de lista negra dos comentários pode ser nome do autor, URL, e-mail, IP ou agente de usuário do navegador, o mesmo será movido para a lixeira. Informe uma palavra ou IP por linha. Haverá correspondência parcial de palavras, de modo que “press” irá coincidir com “WordPress”.

✅ Você pode habilitar a opção de exibir o avatar ou não. 

Portanto, em questões de gerir e configurar os comentários é isso aí, espero que você tenha entendido e gostado. Te vejo na próxima aula.

Não deixe de ver a última aula do curso de SEO: Como criar e gestionar categorias e tags no WordPress, sacando benefício SEO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *