Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 8.13. Como identificar e desabilitar links ruins (SPAM)?

O que ninguém te ensina!

Como identificar e desabilitar links ruins (SPAM)

Fala aí galera, Tico aqui quem fala, sejam bem-vindos a mais uma aula de seo de verdade de 0 a 100; e nessa aula nós vamos ver como podemos desabilitar links ruins no Google, como fazer com que o Google não leve em consideração links que entraram, que não foi a gente que fez e que possam estar prejudicando o nosso site. 

Podemos desabilitar esses links ruim com a ferramenta disavow; e pra poder desabilitar esses links nós temos que ter todas as versões e podemos ver no search console verificada. 

propriedades no google search console

No search console nós temos a aba links, que nos mostra todos os links externos que tem nessa página; a primeira coisa que devemos fazer é identificar o nome do domínio do link ruim para colocar em disavow; depois entramos no link para ver do que se trata, a informação que lá aparece. 

links externos no search console

O outro passo que temos que executar é abrir um documento de texto, pode ser um bloco de notas ou abrir google drive; nós vamos ter o nosso arquivo disavow_link, é um arquivo de desautorização de link.

Então a primeira coisa que devemos fazer ao acessar essa tela é identificar o nome do domínio, se encontrar um domínio com um nome ruim, ou seja, um domínio ou link que não foi você que fez e que tenha um nome estranho, imediatamente deve fazer disavow desse link.

Foi por que eu recomendei para você criar uma planilha para monitorar os links que você faz para o seu projeto, os links que você que apontam para o seu site, pois com isso, você vai ter mais controle de todos os links de entrada que apontam para o seu site, portanto, logo que ver um link estranho através de search console você pode fazer disavow imediatamente.

“Conhecendo o nosso perfil de links o resto fica fácil para desabilitar.

Tipos de disavow de URLs

Nós podemos fazer dois tipos de disavow de URLs, primeiramente podemos fazer o disavow de um domínio completo. Por exemplo: disavow:dominiodosite.com.

Ou também por algum motivo, não queiramos fazer o disavow do domínio completo nós podemos fazer o disavow do link, ou seja, da URL que esteja apontando para o nosso site. Exemplo: dominiodosite.com/como-fazer-churrasco/

A única coisa que nós temos que fazer em nível de URL específica, é colocar somente a URL debaixo da outra; porque isso vai servir para o Google não considerar esse link. Em nível de domínio, nós temos que colocar domain: e colocamos o domínio que queremos desabilitar, isso no bloco de notas: e colocamos o domínio que nós queremos desabilitar. Igual nos exemplos acima. O nome do arquivo eu coloco sempre Disavow_links. 

modelo de disavow de links no google

Como saber se um dominio é ruim

Como eu mostrei no início da aula é simples saber isso tendo em conta que não fomos nós que colocamos esses links, mas em via das dúvidas também podemos usar outras ferramentas como: ahrefs, SemRush, openlinkprofiler entre outras, para identificar links ou domínios que não prestam.

Se você não puder pagar por ahrefs para analisar o link, pode usar o opnlinkprifiler na versão gratuita para fazer a análise de possíveis links ruins que estão apontando para o seu domínio.

openlinkprofile paraanalise de links

Para análise do domínio também pode usar a ferramenta archive.org, que é uma ferramenta que verifica o passado do site, ou seja, como o site era 1 anos atrás, ou a 2 anos atrás para você conferir se não era spam no passado antes de começar a linkar para o seu money site.

wayback machine

Como fazer disavow de links ruins?

Depois de preencher o bloco de notas com os links ruins ou spam, entramos no google e pesquisamos disavow links e clicamos na primeira opção.

Nota: Deve fazer a pesquisa no navegador que estiver logado com e-mail que usou para adicionar a propriedade do site no search console.

Quando lá entrar você deve enviar o arquivo .txt com todas versões do URL, com http, https://, https://www, sem http, ou seja, deve selecionar todas as versões e clicar em desautorização de links; depois de clicar no botão vermelho, vai aparecer uma mensagem a dizer pra ter precaução; porque depois de desabilitar links que são bons, pode fazer com que percas posições no google. 

disavow de links no google

No final vocês devem subir o arquivo de texto que querem desautorizar ou fazer disavow; devem fazer esse processo para todas as versões do URL. Com o passar dos dias, o goole já não vai ter consideração com esses links, isso dependendo de que tipo de ataque, do tipo de link que está correndo no seu site, essa simples ação pode fazer com que subas de posições depois de alguma caída ou que desças de posições, se tu fores a desabilitar um link bom ou que seja realmente relevante. Então para ter mais profundidade a respeito desse assunto entre na VIP, pois lá temos um vasto conteúdo de link building, mais de 200 vídeos nós temos lá que com certeza vai te levar a outro nível no mundo de SEO.

O que são tiers de links de autoridade e como podemos nos beneficiar dessa técnica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *