Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 3.3. Como instalar o WordPress sem complicação com CPANEL e certificado SSL gratuito

O que ninguém te ensina!

Instalar wordpress rápido

Fala verdadeiros, nessa aula de hoje nós vamos ver como é fácil e prático instalar o WordPress com certificado SL através do cpanel e conectar o nosso servidor com o nosso domínio. 

Vamos usar de exemplo o domínio churras.top do nicho de churrasco baseado no estudo que nós fizemos nos artigos passados então eu brinquei um pouco com a marca e com a extensão do domínio eu defini a marca como churrastop comprando o domínio churras. top. Em qualquer lugar onde comprar o domínio tem a opção de gerenciar o domínio onde vai ser direcionados a parte para alterar os nameservers.

Nós já falamos de como contratar serviços de hospedagem para o teu site, portanto, se você já contratou um serviço de hosting e já comprou um domínio agora é a hora de fazer a instalação do wordpress e do certificado ssl.

Quando você compra um serviço de host você precisa colocar um domínio principal para instalação do mesmo, então é igual nesta imagem abaixo onde tenho clubeodeverdade.com instalado.

Se você contratar um host que é só para um site WordPress geralmente o acesso vai ser direto no cpanel quando, enquanto que quando você comprar um pacote de IPs você vai acessar pelo login do WHM.

Para o nosso exemplo aqui nós vamos acessar através do WHM tendo em conta que eu contratei um pacote de IPs diferentes.

Então quando clicamos em WHM vamos ser levados a uma interface igual a essa da imagem acima onde temos a opção de criar uma nova conta que é o nosso caso. Vamos colocar o nome do nosso domínio, exemplo: churras.top, colocar usar name, palavra passe e o email que vamos usar para o projeto e por fim clicar em create.

Nota: Todos os WHM tem um plugin para você gerenciar os IPS, onde você pode trocar cada IP de cada site do jeito que você desejar.

Agora que já temos domínio adicionado, vamos entrar no cpanel para fazermos a instalação do wordpress.

No cpanel nós temos várias ferramentas que podemos utilizar para gerir o nosso projeto inclusive podemos criar e-mail corporativo com domínio que adquirimos. Descemos embaixo no cpanel para encontrar a categoria softaculous e clicamos em wordpress, quando abrir a clicamos em install now. e vamos ser redirecionado a essa página…

Na parte de versão utilizar sempre a última versão do WordPress, na parte  de protocolo nós devemos escolher o https://, escolhemos isso por questões de ética, a url fica mais bonita e curta ou seja, mais simplificada. Na parte de diretório aparece sempre um wp, e nós devemos apagar o wp porque nós queremos instalar direto na raiz do site. Feito isso, preencha todos os campos abaixo de acordo o que deseja, o usuário, senha, e todos os dados necessários, vai selecionar um tema e iniciar a instalação do wordpress clicar no install no finalzinho da página.

Como editar nameservers através do WHM?

Depois de instalar o wordpress se você clicar no link do site não vai abrir imediatamente, vai aparecer um erro porque não está conectado com o domínio ainda, nós apenas ativamos o WordPress então, voltamos para o WHM e clicamos em Edit DNS Zone.

Agora devemos copiar o primeiro NS (NameServers) e abrimos o local onde nós compramos o domínio, no nosso caso é no namecheap. Onde dentro do painel de domínio nós clicamos em Advanced DNS. Clicamos na última opção onde aparece add nameservers, para fazer a alteração dos mesmo, fazemos isso com os dois NS, se pedir IP você pode colocar.

Vou deixar para vocês uma ferramenta que indica se o DNS do seu domínio foi propagado ou não a nível do mundo. A ferramenta chama-se  DNS Checker. Com ela nós podemos checar a propagação DNS quando colocamos o link do nosso domínio.

Depois de DNS propagar você vai poder ver o teu site no ar, antes de propagar a DNS sempre vai dar um erro no momento de digitar a url do seu site no navegador, portanto, siga os passos que citei aqui no artigo de hoje,pode também acessar o grupo SEO de Verdade Vip no facebook para ver mais dicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *