Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 7.17. Configuração prática de SILO Plugin SEO Yoast e inserção de clusters

O que ninguém te ensina!

Configuração prática de SILO Plugin SEO Yoast e inserção de clusters

Fala verdadeiros beleza? Tico aqui espero que todos estejam bem e bem-vindos a mais uma aula do curso seo de verdade de zero a 100, na aula de hoje vamos aprender como configurar o plugin da Yoast que é um plugin imprescindível para qualquer site wordpress, também vamos ver como configurar os clusters que são atalho para nossas principais categorias internas.

Na aula: Descobrindo o conceito ótimo e sentido para configuração ideal de links permanentes e URLS amigáveis, nós configuramos os nossos links permanentemente para que seja de uma estrutura personalizada: /%category%%postname%/. Com objetivo de deixar a url otimizada de maneira lógica tanto para o usuário quanto para o google.

Como configurar o plugin Yoast SEO?

Antes de configurar o plugin Yoast by seo, nós precisamos instalar e ativar ele, para fazer isso você precisa acessar o painel de wordpress do seu site, clicar em plugin e adicionar novo, basta buscar por Yoast vai aparecer o plugin da Yoast em primeiro, basta instalar ele e ativar. 

instalar plugin yoast seo

Agora que já temos o plugin instalado e ativado, clica em configurações aí na instalação do plugin Yoast. Logo que você acessar vai aparecer um erro com problema grave de SEO, porque estamos a bloquear o acesso aos robôs, isso acontece porque ainda estamos desenvolvendo a web, lembra que em uma das aulas passadas eu pedi para você acessar em configurações, leitura e habilitar a opção: evitar que os mecanismos de busca indexem este site. Mas quando o site estiver pronto, e termos certeza que todos os links são limpos e que não vamos apagar nenhum link, aí nós retiramos essa opção e permitimos que os motores de busca indexem o nosso site e o aviso no plugin Yoast vai desaparecer.

Plugin Yoast aba Geral 

ferramenta para webmsters

No plugin de Yoast na aba geral temos 3 opções para fazer algumas alterações ou configurações: painel, recursos e ferramentas para webmasters. 

Em ferramentas para webmasters nós podemos colocar o código dos buscadores como bing, baidu, google e yandex para nos dar informações diversas sobre o desempenho do nosso site.

Em recursos, nós temos vários recursos que podemos habilitar ou deixar desabilitado, como: análise de SEO, análise de legibilidade, conteúdo estrutural, contador de links no texto, sitemaps XML, ryte integração, menu da barra do administrador e mais.

configurações de recursos no plugin da yoast

Portanto, na aba recursos nós devemos desabilitar os seguintes recursos: análise de SEO, análise de legibilidade, conteúdo estrutural, contador de links no texto, ryte integração, menu da barra do administrador. Ou seja, nessa aba nós desligamos tudo menos o sitemaps. É importante que o plugin crie esse sitemap porque nós vamos enviar ele para o google através do search console do google.

O sitemaps é o mapa do site e ajuda o google a encontrar as urls das páginas criadas em nosso site.

Plugin Yoast aba aparência na pesquisa 

aparência na pesquisa plugin yoast

Em aparência na pesquisa nós encontramos 7 opções diferentes: geral, tipos de conteúdo, mídia, taxonomias, arquivos, breadcrumbs e RSS.

Então, na aba geral ele nos permite escolher que tipo de separador de título nós queremos utilizar em nossa web, essa configuração serve para padronizar os separadores de título em todo o site. 

separador e título do plugin yoast

Também é nessa aba que selecionamos a opção de gráfico de conhecimento, ou seja, se nós se tratamos de uma empresa ou uma pessoa. Porque pode ser um blog pessoal ou pode ser um projeto de branding para uma empresa. Então, nessa parte você pode preencher o nome da empresa ou da pessoa independentemente, colocar um logotipo que representa a pessoa ou a marca e salvar alterações.

Na aba tipos de conteúdo nós temos opções de habilitar configurações para URLs únicas de post e de páginas. Para opções de post nós podemos configurar igual na imagem abaixo.

configurações para URLs, post únicas

Um detalhe, em meta descrição você coloca %%excerpt%% igual para página e post, essa meta descrição vai pegar um resumo do texto no seu artigo ou página e apresentar para o usuário no google, depois do projeto está estruturado você pode voltar em cada página ou post e criar uma descrição mais otimizada para cada post ou página.

O mesmo conceito é utilizado em páginas. 

configurações para URLs páginas únicas

Na aba mídia que é relacionada a fotos que tem a opção de habilitar ou desabilitar o redirecionamento de URLs de anexo para um anexo em si.

Nessa aba eu recomendo deixar em redirecionar, pois ele vai indexar as imagens que forem relevantes, mas se você deseja desindexar as imagens no do seu projeto por medo de penalização por não utilizar imagens originais ou própria pode desabilitar essa opção e clicar em não. Mas já aprendemos como criar imagens originais aos olhos do google em uma das aulas passadas, essa aqui: Como conseguir facilmente imagens de qualidade gratuitas e originais aos olhos do Google.

URLs de mídia e anexos

Na aba taxonomia nós temos as opções de categorias, tags e formatos.

Na opção categorias nós podemos habilitar a opção de indexar ou não indexar as categorias, para o modelo de site que nós estamos criando aqui no curso seo de verdade de Zero a 100 assim como os modelos de sites criados no curso avançado seo de verdade VIP, nós ensinamos sempre desindexar as categorias ou seja, deixar desabilita a opção de indexar as categorias colocando-as em no index. 

configuração de taxonomias no plugin Yoast

Na opção tags ou etiquetas, nós também deixamos desabilitado, ou seja, não queremos que os motores de busca indexem as nossas tags. Se deixar habilitada essa opção corremos o risco de canibalização de palavras, ou seja, isso acontece quando mais de uma página compete pela mesma palavra chave. Para evitar os problemas de rastreio ou correr risco de ser penalizado por ter conteúdos duplicados deixa essa opção de tags em Não. 

configuração de tags no plugin Yoast

Na opção formatos também colocamos em no index, ou seja, não queremos que os mecanismos de busca indexem os nossos arquivos de blog. 

configuração de formatos no plugin Yoast

Na aba arquivos nós temos 3 opções: arquivos do autor, arquivos de datas e páginas específicas.

Em configurações de arquivos do autor clicar em inativo. Não queremos que se criem páginas de autor. O mesmo vamos fazer com a opção configurações de arquivos de datas.

configuração de arquivo de autor no plugin Yoast

Na aba breadcrumbs, se o nosso tema não tem breadcrumbs nós podemos deixar a opção dessa aba em ativo, mas atualmente quase todos os temas têm a opção de “breadcrumbs ” ativa. Por isso, nessa parte vamos deixar em inativo. 

configuração de breadcrumbs no plugin Yoast

Na aba RSS, você sabe que todo o blog tem um feed RSS, quando você faz uma postagem de um artigo, esse artigo entra no feed rss do seu blog, então, se uma pessoa se inscrever em seu site e desejar receber os seus artigos por e-mail, cada vez que você publica um artigo, ele receberá um resumo de texto que pode ser configurado nessa parte, mas você não precisa mexer em nada, o plugin Yoast já configura tudo de acordo com o que funciona melhor. 

configuração RSS no plugin Yoast

Inclusive tem muitas outras estratégias para crescimento de marca que nós utilizamos na VIP trabalhando com feed RSS que são estratégias poderosíssimas, então recomendo a todos quando terminar esse curso entrem na VIP porque são mais de 220 aulas que tem lá e que vão ser realmente importante para o desenvolvimento de seus projetos online.

Plugin Yoast aba redes sociais

configuração redes sociais no plugin Yoast

Na aba redes sociais nós temos a opção de colocar os links das nossas redes sociais como: facebook, twitter, Pinterest, linkedin, youtube entre outras. 

Nas opções Facebook Twitter e Pinterest não mexemos nada, deixamos como está.

Nas opções ferramentas e Premium não mexemos em nada também, se quisermos comprar o plugin Premium clicar na opção Premium, mas o resto é isso, com isso tudo feito já temos o plugin Yoast SEO bem configurado. 

premium no plugin yoast

Como incluir e configurar os clusters?

modelo de cluster

Para configurar os clusters nós vamos usar o mesmo plugin que utilizamos na aula: Como desenvolver um conteúdo de valor SEO otimizado e rico semanticamente?

Se você já viu essa aula tenho certeza que já sabe como criar e configurar os clusters, mas mesmo assim vamos fazer uma breve revisão, então se não instalou o plugin acesse o painel de controle wordpress em plugin clique adicionar novo e busque por El mejor cluster. Pode instalar e ativar este plugin.

Depois de instalado e ativado podemos clicar em detalhes para abrir uma popup com shortcode que vamos utilizar para adicionar os clusters em nossas páginas .

shortcode do plugin mejor cluster

Então, quando você estiver criando o conteúdo e deseja colocar cluster em um determinado local deve copiar o código nessa parte de detalhes como na imagem acima, para nosso exemplo vamos usar o primeiro código da categoria Basic usage.

Copiamos o código e vamos jogar onde gostaria que aparecesse em uma determinada página, depois de colar, devemos colocar o ID das páginas que nós queremos que apareçam.

Para pegar o ID de uma página ou post basta acessar em todas as páginas, passando o mouse na página que você deseja pegar o ID, no canto inferior esquerdo você pode ver um link e o ID fica depois de ?post=qualquer número que aparece aqui, exemplo: ?post=123, ou ?post=234 ou qualquer outro número, o ID da página é exatamente esse número que aparece nessa posição.

Os títulos dos clusters devem sempre estar no formato

Depois de saber o código ID de cada página que você deseja adicionar como cluster basta voltar onde colocamos o shortcode de adição de cluster e colocar os ID de cada página que deseja adicionar, na ordem que deseja e separado por uma vírgula igual na imagem abaixo. 

ID de páginas no wordpress

Recomendo que adicione uma imagem destacada para cada página, para que os clusters apareçam com uma foto. Sempre ter imagens do mesmo tamanho isso podem fazer com algum editor de imagem como o canva, photoshop entre outros.

Não se esqueça que todo o conteúdo dever ter uma imagem destacada, quer seja páginas ou posts, mas todos devem ter uma imagem destacada, blz?

Cada imagem destacada que você colocar em cada página ou post nunca se esqueça de colocar texto alternativo, título e descrição.

configuração de título no yoast

Se acessarmos no final qualquer página ou post o Yoast adicionou algumas funcionalidades na edição de nossos posts e página, praticamente nós podemos ver como a nossa página irá aparecer no celular quando uma pessoa faz a pesquisa no google, podemos ver como irá aparecer se fazer a pesquisa do computador, podemos alterar o título para que apareça um título diferente nos mecanismo de busca, podemos mudar a descrição colocando uma mais otimizada para cada página, podemos mudar a URL do nosso artigo ou página, podemos deixar um post ou página em index ou no index, tudo isso podemos fazer em nosso editor de conteúdo no final de cada página.

Então espero que vocês tenham entendido toda essa parte de configuração, como que se reflete na URL e como que se monta o SILO na prática já configurado com o Yoast e toda a parte de cluster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *