Skip to content

Tutorial Completo De WordPress Para Iniciantes

Nesta aula explicamos de maneira breve porém objetiva tudo que você precisa conhecer no WordPress para poder lançar um blog nesse maravilhoso mercado de internet e gerar dinheiro de maneira passiva. Hoje é necessário atualizar a versão do WordPress para o novo editor Gutenberg! 

Se você quer usar o editor antigo como nesses videos somente deve instalar o plugin Editor Classico. Se deseja utilizar Gutenberg o novo editor do WordPress, recomendo ver todo o conteúdo desse tutorial de WordPress 2019 primeiro e depois veja esse video tutorial para aprender mais sobre o editor Gutenberg.

As característica comentadas do WordPress nesse vídeo são básicas mas plenamente funcionais.

O que vamos aprender:

Fala VERDADEIROS, beleza?

Quero ensinar os novatos que estão iniciando no SEO, iniciando com o WordPress, mostrar as características desta importante ferramenta que é usada para a criação de sites e blogs na web.

Após a instalação do WordPress, você irá ter acesso ao painel do WordPress ao digitar “seudominio.com.br/wp-admin”.

Então você vai encontrar a seguinte tela:

painel-administrador-wordpress

Após digitar seus dados de acesso, vamos nos deparar com o painel do WordPress.

painel-wordpress

No menu da esquerda temos as seguintes opções:

  • Painel
  • Posts
  • Mídia
  • Páginas
  • Comentários
  • Aparência
  • Perfil
  • Ferramentas
  • Recolher Menu

Opções do Menu Esquerdo no WordPress

A maioria das opções são intuitivas mas, vamos abordar uma por uma.

Painel

O Painel mostra quantos artigos temos publicados no blog, quantas páginas temos, os comentários feitos em nossas publicações, a versão do WordPress e o nome do Tema que estamos utilizando em nossa Web.

Ainda no Painel temos uma opção de escrever ideias para posts futuros, e afazeres que podem ser salvos e fixados nesta página.

Exite também uma aba com eventos e novidades do próprio WordPress, e uma aba de Atividades, que lista tudo que foi feito recentemente em sua Web, como por exemplo, artigos publicados recentemente e comentários recebidos em suas publicações.

Posts

Na opção Posts do menu esquerdo temos quatro opções disponíveis: todos os posts, adicionar novo, categorias e tags.

Nesta seção você basicamente pode visualizar todos os seus artigos publicados, adicionar um novo artigo, criar categorias para uma melhor organização e estrutura de sua Web e criar tags com o intuito de agrupar artigos que tenham algum ponto em comum.

Quando clicamos em Adicionar novo, nos abre a seguinte tela.

adicionar-novo-post

Onde novamente temos uma tela intuitiva, que mostra no topo uma caixa para adicionar um título que será o H1 da página, e logo abaixo um campo para adicionar novos blocos no editor Gutemberg.

Uma dica aqui é colocar sua chave principal no título e complemente com palavras que adicionem interesse ao usuário.

Quanto mais natural seu título for melhor ele será visto aos usuários, o título deve sempre refletir a verdade sobre o artigo que você está publicando.

Blocos Gutemberg disponíveis para uso:

blocos-editor-gutemberg
  • Parágrafo
  • Título
  • Imagem
  • Lista
  • Citar
  • Galeria
  • Áudio
  • Arquivo
  • Vídeos

Dica extra: utilize diferentes títulos e subtítulos ao longo de seu artigo para organizá-lo e estruturar o conteúdo de forma a mostrar a relevância de cada parte de seu conteúdo.

Categorias

Nesta opção podemos criar categorias para melhor organização e estrutura de nossa web, cada categoria pode ter um título e uma descrição, elas servem para agrupar conteúdos que estejam conectados.

Por padrão o WordPress cria uma categoria chamada Uncategorized ou Sem Categoria que pode ser alterada para alguma outra de sua opção.

Aqui podemos ainda hierarquizar categorias, ou seja criar subcategorias mostrando ao usuário e aos buscadores que uma categoria pertence a outra.

Tags

Esta opção cria marcadores que servem para agrupar conteúdos que possua a mesma Tag, um problema que pode acontecer aqui é a criação de conteúdos duplicados, isso é abordado dentro da VIP com maior detalhe.

Imagem Destacada

Aqui você pode definir a imagem que será mostrada na entrada do blog para o artigo em questão, e também é a imagem que será mostrada quando o artigo for compartilhado nas redes sociais por exemplo.

Mídia

Nesta seção encontramos duas opções: Biblioteca e Adicionar nova. É nesta seção que irão ficar armazenadas e organizadas todas as mídias que você já utilizou na sua Web, como por exemplo, imagens, vídeos e qualquer tipo de arquivo de mídia.

Comentários

Na opção de comentários, você pode rejeitar, aceitar, mover para a lixeira ou marcar como Spam os comentários recebidos em suas páginas e publicações.

Aparência

Quando clicamos na opção aparência, são mostrados todos os temas que temos instalados em nosso WordPress, temos aqui também a oportunidade de instalar novos temas via repositório do WordPress ou através de upload do arquivo zipado do tema.

É aqui que alteramos a estética e algumas funcionalidades de nossa Web.

Na opção Aparência podemos ainda personalizar o tema que instalamos em nosso projeto, cada tema terá opções próprias de personalização por isso não entrarei em muitos detalhes aqui.

Dica: Não instale muitos temas em seu WordPress, pois, ele pode ficar sobrecarregado e consumir maior memória de seu servidor de hospedagem.

Plugins

Na seção de plugins você pode monitorar quais extensões estão instaladas no seu WordPress, os plugins são complementos para melhorar a sua Web, existem desde plugins de performance, até plugins de construção de temas, como o Elementor por exemplo.

A mesma dica dos temas é válida aqui, quanto maior o número de plugins instalados na sua Web, maior será a sobrecarga do servidor de hospedagem.

Recomendação de Plugin para fazer o SEO On Page: Yoast SEO

Páginas

Em páginas você pode ver todas as páginas e criar novas páginas, o funcionamento aqui é bastante semelhante ao dos Posts, onde podemos adicionar um Título H1, textos, imagens, podemos colocar páginas superiores para hierarquizar e imagem destacada.

O que muda é que Páginas em sua grande maioria são estáticas, como Serviços por exemplo, enquanto Posts são mais dinâmicos que pode ser melhorados com o tempo e sofrer alterações.

É recomendável ao menos ter uma página de Início e uma de Blog.

Páginas Essenciais de um Projeto:

  • Início
  • Blog
  • Contato
  • Políticas de Privacidade
  • Políticas de Cookies

Usuários

Nesta seção você pode ver todos os usuários que possuem acesso a sua Web, pode criar novos usuários e também estabelecer níveis de acesso para esses usuários. Níveis disponíveis: autor, editor, administrador, assinante e colaborador.

Configurações

Esta seção é muito importante, aqui você pode configurar o título e descrição do seu site, preferência de endereço do seu site, a forma dos links permanentes, endereço de e-mail do administrador.

Aqui você também pode configurar uma área de membros em seu site.

Existe nesta seção também a opção de mudar o idioma de seu WordPress, selecionar o fuso horário, formatos de data e hora.

Espero que tenha gostado da primeira aula do Curso SEO de Verdade ROCK, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e participe do nosso Grupo SEO de Verdade no Facebook.

E não deixe de assistir as próximas aulas!

Abraço do blogger empreendedor e pai de família,

Tico Santos.