Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 7.8. Descobrindo o conceito óptimo e sentido para configuração ideal de links permanentes e URLS amigáveis

O que ninguém te ensina!

conceito óptimo e sentido para configuração ideal de links permanentes e URLS amigáveis

Na aula de hoje vamos ver qual é a melhor maneira de configurar os links permanentes, para que serve e como gerar urls amigáveis dependendo da nossa estruturação web.

Antes de mostrar como estruturar as urls personalizadas no site, vamos colocar o menu com as categorias ou páginas que criamos quando fizemos a pesquisa de palavras-chave.

Na aula de Menus: O que são, como criar, editar, inserir e eliminar? Eu ensinei como adicionar um menu no site, se você não viu essa aula então volte lá e veja para continuar a aula de hoje.

Se você já sabe como adicionar menu, então pode adicionar o menu com as páginas que criamos na aula de keyword research.

Então, acesse a aparência, selecione todas as páginas que você criou e que deseja que apareça no menu principal do site, selecione em menu principal e clique em salvar menu. Não esqueça de ordenar de acordo com o seu gosto. 

adicionar menu no wordpress

Para não ter muitas categorias no site e ficar tudo desordenado no menu, você pode criar um link personalizado, para isso clique em links personalizados, em URL coloque apenas o #, no texto do link coloque o título que você gostaria que aparecesse no menu, para nosso exemplo eu vou usar tipos de Churrasco. Essa opção vai fazer com que os links abram embaixo do texto do link que escolhemos.

Agora basta pegar todas as páginas com tipos de churrasco e jogar debaixo do link permanente que criamos igual na imagem abaixo. 

estrutura de menu no wordpress

Os tipos de churras ficam por baixo como subitem ou como um sub-nível aí. O resultado final é esse… 

exemplo de munu no wordpress

Configurando links permanentes de acordo com a estrutura SILO

Para configurar os links permanentes de acordo com a estrutura SILO, nós devemos acessar o painel de controle de wordpress em seguida clicar em configurações em seguida links permanentes, se entrar aí como padrão vai estar selecionado a opção Dia e nome. Que é uma estrutura menos otimizada, o ideal ou o que eu recomendo para você e para os alunos do curso VIP é usar a estrutura personalizada ou nome do post.

Nome do post: Utilizamos essa opção para projetos menores, por exemplo uma web para do nicho de desentupidora ou de um nicho que não tem muito que falar sobre um determinado assunto, onde não tem uma extensão profunda dos conteúdos ou das páginas criadas. Resumindo, essa estrutura é para projetos que atacam nichos menos extensos.

Enquanto que para estrutura personalizada: Nós utilizamos para blogs ou projetos maiores onde nós queremos escalar e estruturar por tópicos, é através dessa estrutura que conseguimos montar o SILO.

Como montar a estrutura de link em SILO

Como nós vamos montar o SILO, então vamos utilizar a opção de estrutura personalizada, selecionamos category e post name

estrutura de url em SILO

Depois de selecionar essa opção e clicar em category depois post name, basta salvar e pronto.

O próximo passo para que essa estrutura em SILO funcione é criar categorias de post com os mesmos nomes de cada página que criamos, exceto a home.

Criando categorias no wordpress

Como na imagem acima, basta acessar post, categoria e adicionar todas as categorias com o nome das páginas que já criamos na aula de keyword research.

Se você adicionar a página cursos, nessa parte de adicionar categorias não adicione a página cursos, as categorias que nós estamos a adicionar nesta parte devem ser de páginas que nós vamos desenvolver artigos de inbound futuramente, se você achar que tem uma página que não vai desenvolver artigos de inbound, não vale a pena criar categoria de post para ela. 

Estrutura de URL em SILO

Pode parecer complexo mas vai ficar tudo bem lógico vamos atacar categoria posicionar essa categoria em formato página e quem entrar através das páginas vai ter acesso aos posts com uma url lógica e otimizada tanto para o google quanto para o usuário, espero que vocês tenham entendido na próxima aula nós vamos ver como montar o conteúdo e quando tiver tudo montado conforme vai passar nas próximas aulas isso tudo que eu expliquei para vocês vai ficar mais claro ainda.

Então não deixe de ver a aula passada: Montando estrutura semântica no WordPress através do keyword research.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *