Skip to content

O que é um programa CMS e que vantagens oferece?

cms gestor de conteudos

Um CMS (content management system) é um software desenvolvido para que qualquer usuário possa administrar e gerenciar conteúdos de sites com facilidade e sem conhecimentos de programação Web.

Primeiramente um programador deve desenvolver a página da web com base no CMS mais adequado para o tipo de web, deixando as tarefas posteriores de gestão nas mãos do usuário final.

Nem todas as páginas da Web são iguais, e para isso temos vários tipos de CMS de acordo com o tipo de página que precisamos. Existem para blogs, páginas corporativas, imobiliárias, lojas online, notícias ou revistas, conteúdo multimídia, e assim um longo etc…

Alguns CMS são grátis desenvolvidos com projetos open source e complementos opcionais “premium” e outros funcionam sob licença paga.

Você precisa do melhor CMS como ferramenta para criar site

Sabe porque é importante escolher o melhor CMS ou gestor de conteúdos e como isso afeta o dia-a-dia do seu trabalho quando mergulha em um projeto online? 

Na hora de lançar uma página web ou blog, não basta somente planificar as estratégias que serão aplicadas nos canais que vai promocionar, também é necessário ter em conta que gestores de conteúdos são os melhores para otimizar todo um determinado tipo de projeto web.

Você deve definir todas as ferramentas que vai utilizar para planificar seu trabalho, de maneira que seu dia-a-dia na internet seja mais cômodo e eficiente, por exemplo as plataformas de email marketing, aplicações para gerenciar as redes sociais, ferramentas de análise de concorrência entre outros recursos que podemos encontrar na internet.

Decidir com qual CMS gestionaremos nossa página web, pode chegar a ser um dos passos mais importantes a dar en qualquer empreendimento online, já que estão se tornando uma das ferramentas mais utilizadas e vou te explicar porque.

Cada profissional tem suas próprias preferências, o que torna bastante complicada a tarefa de optar por um ou outro cms. No entanto no desenvolvimento do plano de marketing de conteúdo, escolher qual é o melhor CMS para meus clientes é uma parte essencial no meu processo de trabalho.

Conheça todos os benefícios que lhe pode proporcionar um bom gestor de conteúdo, assim vai aclarar suas idéias:

  • Facilidade de atualização

Trabalhar com o melhor CMS vai te permitir atualizar o conteúdo facilmente e em qualquer momento.

  • Personalização

Tanto dos conteúdos, como da própria página. Você pode mudar o que precisar sem ter de recorrer constantemente a um programador, através da instalação de plugins/complementos.

  • Biblioteca multimídia

Você terá sempre à mão e bem organizada, a biblioteca com todos os arquivos multimídia (imagens/videos/audios) que você poderá utilizar na página da web.

  • Trabalho online

Este tipo de plataformas, permite trabalhar diretamente na internet, sem ter que preparar os conteúdos anteriormente offline e depois subir.

Desta forma, você pode compartilhar o trabalho com outros administradores, facilitando o trabalho em equipe.

  • Maior facilidade para otimização SEO

Se o gestor que você escolhe é “SEO friendly”, contará com algumas funcionalidades que ajudarão você a otimizar seus conteúdos para os motores de pesquisa.

Em resumo, escolher o melhor gestor de conteúdos vai te permitir fazer muitas coisas no seu site, sem se sentir tão limitado por não conhecer a linguagem de programação.

Como saber qual é o melhor CMS ou GESTOR DE CONTEÚDOS?

O melhor CMS vai ser aquele que resolva as necessidades do projeto em questão e se adapte ao seu estilo de trabalho. Você não tem que se deixar levar por aquilo que usam os outros, antes você precisa analizar o que pode te dar cada CMS.

O importante não é contar com as ferramentas mais caras ou populares, mas com as mais adequadas para o seu projeto.

Vamos ver algumas características importantes que devemos prestar atenção na hora de escolher o melhor CMS para nossas necessidades:

Instalação

Preste atenção primeiro em como é o processo de instalação da aplicação. Existem servidores que facilitam a instalação de um CMS concreto e outros que não incluem este serviço e os que você deve instalar tudo, tu a partir do zero.

Em função do manejo que tenha, a nível de ferramentas, existem os mais simples ou mais complicados, embora, de modo geral, todos os cms que estão agora no mercado são bastante fáceis de usar. Se você já trabalha com algum serviço de hosting e tem dúvidas, eles podem lhe ajudar a instalar o serviço que deseja rápidamente.

Funcionalidades do gestor de conteúdos

Quantas coisas esse gestor de conteúdos lhe permite fazer?

Pode ser que sejam poucas, mas também pode ser que sejam muitas, dificultando assim a sua utilização.

Dependendo do tipo de projeto que você tenha que trabalhar, alguns softwares servirão melhor que outros.

Certamente, você vai precisar editar com facilidade posts para o blog, manejar com facilidade a biblioteca de mídia e ter a possibilidade de ir adicionando funcionalidades através de módulos complementares/plugins…

Nivel de personalização

Outro aspecto no qual devemos dar importância na hora de escolher o mehor CMS, é  o nível de personalização possível sobre uma página web ou blog.

Um gestor web que não te dá acesso à personalização da página, do sidebar ou de qualquer outro elemento que você queira atualizar com frequência, vai limitar muito seu trabalho.

É bom contar com módulos (widgets ou plugins) que lhe dão a opção de adicionar novos itens ao site ou blogcom facilidade e rapidez.

O editor de textos

Este será o aspecto que com certeza você mais vai trabalhar. Busque por um CMS com editor simples, semelhante ao Office, que lhe proporcione muitas opções fáceis de usar.

Um editor de texto complicado que te obrigue a trabalhar somente com código html, pode dificultar o seu trabalho e exigir muito mais tempo para cada conteúdo.

O editor de conteúdo visual

O editor de imagens costuma ser bastante limitado, mesmo quando se trabalha com o melhor CMS possível.

Tenha em conta que este tipo de software é feito para gerir um site, mas não para substituir os editores de imagens ou de vetores.

É muito importante que pelo menos lhe permita recortar as imagens ou girarlas quando necessário, também redimensionarlas.

Isso não ameniza a necessidade de se trabalhar com outros programas, mas facilitará o trabalho de última hora para colocar as imagens no conteúdo.

Documentação e tutoriais

É importante não passar batido com tudo o que diz respeito à documentação e tutoriais que existem na rede sobre o gestor de conteúdos que lhe interessa.

Tenha em conta que se é a primeira vez que você trabalha com um software assim, irão surgir muitas dúvidas que você ao longo de seu trabalho.

Certifique-se de poder encontrar facilmente informação e formação sobre o CMS escolhido.

Como interfere no SEO o CMS?

Como todos, com certeza você se preocupa com o posicionamento de seu site. Portanto, de bastante importância a este aspecto na hora de escolher o seu gestor de conteúdos web ideal.

Os CMS que são “SEO friendly” contam com widgets e/ou plugins SEO orientados a facilitar essa tarefa. Muito código você pode economizar utilizando CMS SEO amigáveis, se você não tem conhecimento em programação basta buscar os recursos necessários e simplesmente instalar no seu sistema.

Alguns exemplos são:

  • Plugins para criar sitemaps.
  • Plugins para otimizar títulos e descrições que aparecem nos resultados do Google.
  • Plugins para melhorar a velocidade de carga do site.
  • Plugins para evitar que determinadas páginas sejam encontradas pelos buscadores.
  • Widgets de editores html para injetar código para personalização.
  • Widgets de videos.
  • Widgets de imagens.

Poderia ficar horas, dias, meses ou anos aqui mencionando mais e mais recursos possíveis de se instalar em CMS que não iria acabar!

Está entrando de cabeça no mundo online? Quer aprender a posicionar projetos web no Google com velocidade e viver de internet? Então aprenda mais com o meu curso gratuito de seo!

Características dos principais CMS

Uma vez que você tenha a resposta para todas as questões anteriores, você estará mais perto de saber qual é o melhor CMS para o seu projeto web.

Mas para que você tenha menos dúvidas, vamos olhar para algumas das principais características dos gestores de conteúdo web que se destacam atualmente no mercado online:

WordPress

O WordPress é a opção mais popular no mercado, o rei dos CMS. O WordPress é uma plataforma simples e flexível e com muitas possibilidades.

É a escolha preferida de muitos desenvolvedores, já que é fácil de usar e sua curva de aprendizagem não é tão alta como a de outros CMS como Magento, Drupal ou gestores de conteúdo de desenvolvimento próprio.

Durante muito tempo, o CMS WordPress era considerado, sobretudo, como uma plataforma para criar blogs. No entanto, com o tempo evoluiu, e também permite a realização de páginas web de empresas de grande envergadura, de portais de notícias ou de lojas online, entre outras opções.

Existem duas versões disponíveis do WordPress, a versão completa, WordPress.org como um software que é instalado em uma hospedagem com domínio próprio; e a versão baseada na web, gratuito, mas com mais limitações, WordPress.com.

O WordPress é tão popular porque:

  • É fácil utilizar.
  • Muitos servidores já oferecem o wordpress instalado em seus sistemas.
  • Oferece muitos temas gratuitos e bons fáceis de instalar.
  • Se pode personalizar completamente.
  • Conta com vários widgets e plugins excelentes para se trabalhar SEO.

Joomla

É outro dos mais populares e destaca-se pela sua grande quantidade de extensões. Além disso, seu ponto forte está justamente em oferecer extensões de qualidade, sempre bem avaliadas pela equipe Joomla.

No caso do WordPress, as extensões (widgets/plugins) criam os usuários e se pode encontrar de todos os tipos, sendo melhores ou piores.

A classificação é feita pelos próprios comentários e as avaliações de outros utilizadores, o que é um catálogo menos oficial.

Em outros aspectos, ambos os gestores são muito semelhantes.

Drupal

É o terceiro mais usado, mas não tem nada que invejar em seus concorrentes. É importante saber que as exigências em termos de conhecimentos prévios são bastante elevados.

A complexidade deste software é maior do que os anteriores e requer mais tempo de aprendizado, mas este não é um aspecto negativo, ao contrário!

Apesar de ser mais complexo, as chances são maiores quando você sabe como usar cada aspecto, já que o código de programação que você usa é mais limpo que o de outras pessoas, além de ser “SEO friendly”.

Moodle

Moodle é a ferramenta perfeita se o que quer é lançar cursos online ou plataformas para trabalhar com alunos. De fato, são muitos os institutos e universidades que optam por Moodle como o melhor CMS.

É um software de código aberto, que permite a professores ou formadores:

  • Criar diferentes perfis: estudante, professor ou administrador da plataforma, com diferentes funções cada um.
  • Subir todo o tipo de documentos para carga e descarga.
  • Criar testes e provas online.
  • Registar toda a informação necessária ao longo de um período ou curso.

Além disso, por ser de código aberto, você não precisa que estar atento a renovação de licenças.

Prestashop

É um dos gestores de conteúdo web mais populares no desenvolvimento de e-commerce ou lojas online. De fato, é um dos mais usados no mundo junto com WooCommerce para WordPress.

A quantidade de modelos de temas que você pode encontrar para personalizar a sua loja on-line é quase infinita, tanto gratuitos como pagos.

Admite catálogos de todos os tipos e tamanho e é muito fácil de gerenciar. Cabe destacar que a customização para mostrar os produtos é quase total, ao mesmo tempo que permite otimizar o SEO e a gestão das plataformas de pagamento e frete.

Conclusão

As opções para procurar o melhor CMS do mercado são muitas. Neste post, só os CMS mais populares atualmente. Para cada projeto existe um que se molda melhor que os outros.

Então antes de optar por um ou outro avalie os detalhes, como os que tenho compartilhado com você. Analise como poderia impactar no dia-a-dia do seu negócio o fato de contar com algumas funcionalidades ou outras.

Um bom gestor de conteúdos pode te ajudar muito, mas todo site necessita de uma manutenção, então certifique-se de tomar a escolha certa.

 

O que é um programa CMS e que vantagens oferece?
5 (100%) 1 vote