Skip to content

Como instalar e configurar o Plugin Yoast SEO 2018 para WordPress

yoast logo

Yoast SEO plugin, anteriormente era conhecido como SEO by Yoast, se tornou o plugin más popular para otimização de SEO essencial de qualquer site feito com WordPress.

Com impressionantes 22.211 classificações de 5 estrelas, no momento de escrever este artigo, Yoast continua a surpreender com upgrades impressionantes, uma bela interface e é a opção mais fácil de usar para fazer com que suas publicações de blog e páginas de produtos se destaquem.

É um plugin desenvolvido para facilitar a sua vida, aplica de maneira “semi-automatizada” todas as configurações necessárias para que os motores de busca possam entender e indexar o seu site corretamente.

Existe a versão free e a versão premium, vamos conhecer as peculiaridades de cada uma ao longo desse artigo e também deixarei um vídeo prático de configuração.

 

 

Yoast SEO WordPress plugin.
Yoast SEO WordPress plugin.

Existem outros plugins de SEO, mas sem dúvida Yoast SEO é o melhor, não apenas por suas funções, mas porque te permite fazer coisas muito avançadas a partir dos campos que gera no seu WordPress, como otimizar seus títulos e metas, gerar sitemaps, estabelecer versão canonical, colocar páginas em no index e muito mais.

Comparação entre a versão grátis e a versão premium do Yoast SEO

Yoast SEO Premium

Yoast SEO free

Otimização de palavra-chave

 Te ajuda a otimizar para sinônimos e palavras-chave relacionadas

 Somente 1 keyword
Vista prévia da su página

 Prévia do Google, Facebook e Twitter

 Somente vista prévia do Google
Comprovação de legibilidade

 Analisam a legibilidade do artigo que você escreveu e calculam com uma pontuação.

 ok!
Controle total sobre os breadcrumbs

 Você pode definir uma categoria principal para o seu post, e determinar a taxônomia para cada uma das páginas de seu site.

 ok!
Sem conteúdo duplicado

 Para evitar problemas de conteúdo duplicado o plugin estabelece url canonical automáticamente.

 ok!
Configuração de SEO técnico incorporada

 Não importa se você sabe ou não sobre url canonical, robots.txt, archivos .htaccess, URLs permanentes ou sitemaps – Yoast SEO assegura-se de que sua configuração técnica esteja ok para os motores de busca.

 ok!
Sempre atualizado para o algoritmo do Google

 O plugin é atualizado a cada 2 semanas, sendo assim você pode ficar mais tranquilo tendo a certeza de que seu site está sempre otimizado para o algoritmo mais recente do Google.

 ok!
Sugestões de linkagem interna

 Enquanto escreve obtenha sugestões de linkagem para páginas internas

 Deve buscar manualmente páginas relacionadas para linkar.
Informações sobre o conteúdo

 Mostra as 5 palavras ou frases que você mais utiliza na sua página, para comprovar se coincidem com as palavras chave que você escolheu.

 Você mesmo deve analisar seu texto para saber se está focado.
Gestão de redireções

 Redirecione facilmente as URLS antigas para as novas. Agora você não vai perder visitantes porque ficaram presos em um erro 404, página não encontrada!

 Você tem que pensar sobre criar uma redireção cada vez que elimine uma página.
Exporte as palavras foco do seu artigo

 Obtenha uma visão clara das suas palavras chave focadas e pontuações SEO (exportando um CSV)

 Não oferece exportação! Você mesmo deverá compilar esse excel.
1 ano de acesso grátis ao suporte 24/7

 Acesso por e-mail as 24 horas com equipe do suporte.

 Você deve usar um extensa seção de FAQ
Ad-free

 Yoast SEO Premium não mostra anuncios.

 Você vai ver anúncios para outros produtos do Yoast.

Como instalar o plugin Yoast Seo para WordPress?

Para instalar Yoast SEO, você simplesmente tem que entra no seu WordPress, e na barra lateral esquerda, vá ao menu Plugins e selecione a opção “Adicionar novo”.

Na barra de busca, digite Yoast SEO. E então clique no botão INSTALAR AGORA.

instalar yoast seo

Em seguida, clique em ATIVAR. Pronto. Já está instalado. Você pode verificar acessando a seção “Plugins Instalados”. Se não tiver ativado anteriormente, também pode ativar desde aí.

Como configurar a nova versão 2018 do plugin Yoast SEO?

Para explicar como configurar Yoast SEO 2018 vou ir comentando o que é cada seção e como otimizar adequadamente para melhorar o posicionamento do seu site.

Vamos lá!

Como você pode ver após ativar o Yoast SEO na barra esquerda do painel de administração do WordPress, apareceu um ícone chamado SEO. Ao clicar sobre ele, você verá os seguintes nomes que vou explicar a seguir.

Seção Geral do Plugin

A seção geral é dividida em 3 abas

  • Painel
  • Recursos
  • Webmaster tools

Vejamos o que você vai encontrar em cada uma delas:

Aba Painel

Aqui é onde podemos encontrar os avisos e problemas que detecte o plugin. Além disso, se você quiser também pode abrir o assistente de configuração.

Aba Recursos

Esta é uma aba chave na configuração do Yoast. É onde você pode ativar e desativar as funcionalidades do plugin. Abaixo explico todas as funcionalidades:

Análise SEO

É a função estrela de Yoast, o famoso semáforo que aparece nas páginas e posts. Deixamos essa função desativada, não queremos nada forçado queremos naturalidade, simplesmente escreva para as pessoas e tente entregar o melhor conteúdo…

NÃO DÊ A MÍNIMA PARA ESTE SEMÁFORO! NÃO DE A MÍNIMA PARA AS ESPECIFICAÇÕES DE OTIMIZAÇÃO DO YOAST, NÃO TENTE DEIXAR VERDINHO, VAI PERDER TEMPO APENAS!

Análise de legibilidade

Outra característica que vai analisando a legibilidade dos textos. Desativar.

Conteúdo estrutural

Esta característica o que vai fazer é adicionar uma função no post e nas páginas que faz com que aumente as recomendações de otimização do plugin. Nada de outro mundo manter desativado.

Contador de links no texto

Consiste de dois contadores, o primeiro contador conta o número de links na sua publicação e o segundo contador conta a quantidade de links para sua publicação . Útil manter esta opção ativada para ter uma noção melhor da nossa linkagem interna.

XML Sitemaps

Ainda existem profissionais que recomendam outros plugins para criar sitemaps, eu sou dos que acham que, para que usar outro plugin se você já tem a funcionalidade. Não há necessidade de carregar mais a web com outros plugins. Por isso é uma das características que eu tenho ativada sempre!

Uma das novidades, que nem por isso é uma melhora, é que não se pode determinar qual a URL que você quer que apareça no sitemap.

Ryte integration

Ryte é uma ferramenta integrada de verificação de indexabilidade, monitora o seu site para saber se está indexável e lhe avisa por email caso não esteja, esta opção podemos desativar.

Menu da barra de administração

Ativando esta opção, na barra de administração superior aparece o logotipo do Yoast para poder acessar rapidamente a determinadas funções, não é necessário ativar esta funcionalidade.

Segurança sem ajustes avançados para os autores

Ativando esta seção do plugin você não permite que um usuário remova os posts dos resultados de busca ou altere a url canonical. São coisas que talvez você não queira que nenhum autor faça. Por isso, por padrão, apenas os editores e administradores podem fazer isso.

O ajuste “OFF” desativa a funcionalidade e permite a todos os utilizadores alterar estas definições. Eu mantenho em OFF porque não tenho vários autores no meu blog, se você trabalha com vários autores manter ativada esta opção.

Abaixo deixo uma imagem de como eu tenho configurada esta seção de Yoast.

Aba Webmaster Tools

Aqui você pode inserir a meta etiqueta de verificação para integrar os serviços do Search Console do Google e de outros buscadores, para que o plugin possa fazer um acompanhamento de como o Google está indexando seu website.

webmaster

Seção Aparência de Busca (Search Appearence)

As definições de aparência na busca do Yoast formam o coração deste plugin de SEO para WordPress, já que vão nos permitir definir com qual aspecto aparecerão no Google nossos conteúdos.

Quando fazemos uma busca qualquer no Google, os resultados que a pesquisa nos devolve tem um formato específico: título do artigo, url da página, breve descrição em letras pequenas

Cada um desses resultados é chamado snippet, e é importante ter um certo controle sobre eles para que se destaquem do resto dos resultados, conseguindo mais cliques e consequentemente mais visitantes.

Assim que entramos nessa seção nos deparamos com a seguinte interface:

Temos diferentes aba e vamos comentar cada uma delas assim como fizemos anteriormente.

Aba Geral da Seção Search Appearance

Abaixo descrevo tudo que você vai poder configurar nessa seção:

Separador

Nessa aba do Yoast você pode definir o separador que você deseja que apareça nos seus resultados nas SERPs. Basta selecionar um que mais te agrade entre as diferentes opções, então o plugin vai se encarregar de sempre colocar esse tipo de separador nos seus títulos.

Página Inicial e Página de Posts

Como o nome já diz você pode determinar o título e a descrição da página inicial e dos posts. Se você clicar no link “editando a página inicial diretamente” como você pode ver na imagem acima, você será redirecionado até a página inicial.

No final da página você vai encontrar os snippets do Yoast, onde poderá inserir o título e a descrição necessária…

Com o Yoast ativado essa opção estará disponível ao final de cada página ou post.

Knowledge Graph

Knowledge Graph fornece um acesso rápido à informação relacionada com o termo de pesquisa. Normalmente aparece à direita dos resultados de busca. Preencher estás opções na aba geral da aparência de busca do Yoast da informações ao Google para que ele possa mostrar nossa ficha.

Isso é controlado completamente por parte do Google, por isso é possível que não veja um Knowledge Graph para cada termo de pesquisa.

Se você está trabalhando uma marca de empresa você deve inserir o nome da empresa e enviar um logotipo.

Caso esteja trabalhando com o objetivo de promover uma pessoa/autor, selecionar a opção autor, colocar o nome do mesmo e salvar alterações, assim acabamos com a configuração da aba geral da seção Search Appearance do Yoast.

Aba Content Types

A configuração desta página permite especificar qual deve ser a aparência de busca padrão para qualquer tipo de conteúdo que tenha. Pode escolher quais tipos de conteúdo irão aparecer nos resultados de busca e qual deve ser a sua descrição padrão.

Primeiramente devemos estabelecer a configuração dos posts. Vejam minha configuração, abaixo explicarei o porque de cada escolha!

Configuração de Post

O Yoast me faz algumas perguntas:

➡️ Show posts in search results? (Mostrar os posts nos resultados de busca?)

Respondo sim já que o meu objetivo é aparecer no Google. Se deixo em “não” o Google não vai indexar nossos posts.

➡️ Data na prévia da amostra?

Nessa opção posso mostrar ou ocultar a data da publicação do post no WordPress. Deixo essa opção em ocultar porque as pessoas tendem a clicar sempre no resultado mais recente, o resultado que consegue mais clicks é o que sobe!

Se eu não atualizar meu post ele vai mostrar a data da primeira publicação e as pessoas podem não clicar por ver que a informação é antiga, e assim causar uma queda de posições para determinado termo de busca.

Atualizar com frequência seus posts é uma boa prática e da sinais ao Google de qualidade, de que você está sempre acrescentando informação de valor e então seu resultado tem mais chances de subir…

No entanto desabilitar a data no post do WordPress é uma boa opção pra não ter que se preocupar tanto com a questão de receber menos clicks por parecer uma publicação com informação antiga.

➡️ Caixa de informação do Yoast?

Aqui o plugin me pergunta se quero mostrar ou ocultar a caixa de informação do Yoast (Yoast Meta Box).

Sempre deixar essa opção em “exibir”!

Se optamos por ocultar esta caixa de opções não vai aparecer ao final de cada página ou post, nos impossibilitando de realizar configurações importantes com mais facilidade, como:

  • Estabelecer títulos e descrições personalizados para cada página ou post.
  • Estabelecer URL canonical.
  • Estabelecer páginas ou posts em INDEX ou NO INDEX.
  • Estabelecer os links de saída como FOLLOW ou NO FOLLOW.

➡️ Título SEO

Aqui o plugin nos deixa estabelecer através de shortcodes um padrão de título para todos os posts. Essa opção é ótima, pois configurada de maneira correta nos possibilita ter títulos otimizados automaticamente em todos os posts que criarmos.

Vejam como tenho configurado:

Mostra o título, separador, site title e a Meta-descriçãoConheça os shortcodes e os usos para cada uma dessas opções:

Título%%title%%

Tenho em primeira posição o shortcode %%title%%. Estabelecendo dessa maneira, o plugin vai pegar o título da minha publicação/post e utilizar como primeira parte do meu título SEO. O título SEO é o título que vai ser mostrado nos resultados do Google.

Separador (escolhido anteriormente)%%sep%%

Então logo vem o separador que foi a primeira funcionalidade do plugin que você configurou na seção Search Appearance. Utilizando este shortcode %%sep%% no título SEO da configuração de post, o plugin vai mostrar o separador escolhido por você nos resultados de busca para todos os posts.

Site title%%sitetitle%%

E por fim, utilizo o shortcode %%sitetitle%% para fortalecimento de marca. O plugin do Yoast vai pegar o título da web que vc estabelece no wordpress em configurações gerais, e vai mostrar depois do separador.

O título vai ser mostrado nas SERPs na ordem que você estabelecer no campo do Yoast.

Meta descrição%%excerpt%%

Para a meta descrição padronizada utilizo o shortcode %%excerpt%%. Este shortcode diz ao plugin para pegar uma otimizada do meu conteúdo e usar como descrição nos resultados de busca.

Configuração de Página 

Logo abaixo da configuração padrão dos posts do nosso WordPress, encontramos as configurações de páginas. As configurações de páginas eu deixo exatamente como os ajustes de posts.

Recomendo essas configurações porque aí você vai fortalecer sua marca e não precisará se preocupar em ajustar nada mais. Somente terá que se preocupar em criar um bons títulos para seus artigos e um conteúdo de qualidade. Então agora só temos que clicar em SALVAR ALTERAÇÕES.

Aba Media

Quando você faz o upload de arquivos multimídia (uma imagem ou um vídeo, por exemplo) para WordPress, o cms não só salva os arquivos de mídia, mas também cria uma URL de arquivo em anexo para eles.

Estas páginas de anexos estão muito vazias e consideradas Thin Content (conteúdo de baixa qualidade) para o Google: contêm somente um título e uma descrição se você colocou…

Nessa aba o Yoast nos pergunta se queremos redirigir essas urls aos artigos a que elas pertencem. Devemos manter essa opção em “SIM”, dessa maneira não teremos um montão de urls sem valor por ai…

Redireção de urls de imagens yoast.

Aba Taxonomias

Nessa aba diretamente deixamos as categorías e etiquetas (TAGs) em NO INDEX e a opção de formato desativada.

Por que fazemos isso?

Porque não tem sentido indexar categorías e etiquetas quando não temos muito conteúdo.

Não nos interessa, porque seriam páginas que ao usuário não lhe trazem nada. Seriam páginas “thin content” (conteúdo insuficiente e de baixa qualidade) e isso rebaixa a qualidade global do nosso site e nos impede de rankearmos melhor no Google.

Se não selecionamos a opção NO INDEX, estas páginas de taxonomias que gera automaticamente o WordPress cada vez que criamos uma categoria ou uma etiqueta serão indexadas por padrão.

Mais pra frente, quando o site estiver já com bastante conteúdo e tráfego você pode alterar para que o Google indexe essas páginas de categoría e logo criar links para elas dando força a todo conjunto de publicações.

Sobre as etiquetas, os buscadores podem interpretar as páginas de tags como conteúdo duplicado, devido a que, normalmente, muitos posts compartilham as mesmas etiquetas.

Além disso, as páginas de essas etiquetas podem ter, por sua vez, muitos post em comum. Por este motivo, desde o ponto de vista SEO, devemos desativar a indexação de tags. Claro que existem estratégias onde usar as tags nos trazem vantagens, mais isso não se faz no começo do projeto!

.

Quer aprender como criar uma estruturação de silo um pouco diferente feita para aumentar o seu tráfego? Entre para o curso de SEO do Club SEO De Verdade VIP.

Por último o Yoast nos pergunta se queremos ou não remover o prefixo de url das categorías, se você remover vai obter uma url mais limpa…

Se você está usando SILO, o ideal é manter o prefixo da url para refletir esse SILO de maneira visual no “Slug” para melhor identificação de seções para o usuário e facilitar a hierarquização de sua web aos olho do Google.

Agora só clicar em SALVAR ALTERAÇÕES.

Aba Arquivo

Os arquivos são feeds ou páginas que ligam-se a listagem de posts. Um exemplo é a página de autor ou os arquivos por data. Na primeira, vamos ver todos os posts de um determinado autor. E na segunda na página de arquivo, são listados todos os posts de uma determinada data.

Este conteúdo não é interessante indexar em seu site, porque na maioría dos casos vai resultar em conteúdo duplicado.

Se o blog é de um só autor, não tem sentido sequer querer posicionar a página de autor. E o mesmo acontece com as datas, o que há de interessante em posicionar escrito no mês de abril de 2014?

Então vamos rápido por aqui.

Coloque ambos os arquivos na opção inativo, assim ficará em NO INDEX.

Abaixo também tem um espaço que fala sobre as páginas especiais. O próprio plugin nos avisa que as páginas especiais (como a de resultados de busca interno ou a página de erro 404) diretamente, são NO INDEX e FOLLOW, e que não podemos fazer mudanças em relação a isso.

Está bem, essas páginas não vão aparecer nos resultados de busca.

Aba Breadcumbs

Os “Breadcrumbs” são o caminho que mostra em cima nos temas quando você vai de uma página ou diretório a outro.

Que se mostrem ou não depende do seu tema, mas para os temas que não incluem os Breadcrumbs, o plugin Yoast SEO tem uma função específica para implantar no seu site. O que acontece é que não é tão simples como ativar a opção e pronto, o tema é um pouco mais complicado.

Essa opção é recomendada para webs profundas, se a sua web é nova e ainda não tem profundidade, não precisa ativar essa opção. No momento tenho marcado como inativo.

Saiba também que para essa opção funcionar não basta só ativar no plugin. Se o seu tema possui esse recurso você habilita no tema, se não possui para usar o recurso através do Yoast é necessário seguir alguns prodecimentos que logo criarei um artigo explicando e colocarei um link aqui.

Aba RSS

Não devemos tocar nada aí, o plugin já vem configuradinho para o seu site fornecer conteúdo via feed RSS de maneira segura.

Cada vez que você publicar um artigo no seu blog, esse artigo vai sair pelo feed RSS com um link de volta pro seu site dizendo que o post apareceu primeiro nele. com um link de atribuição de volta pro post em sí, e de volta pro blog. Assim possibilita a distribuição de conteñudo e evita ser sancionado por conteúdo duplicado.

Você pode optar por diferentes shortcodes como pode ver na imagem para personalizar esse recurso. Mas o idela é deixar como está.

Seção Social

Yoast SEO para WordPress também pode lhe ajudar a otimizar o seu impacto nas redes sociais. E o faz de várias formas. As redes sociais não estão diretamente relacionadas com o SEO ainda mantêm uma estreita relação. E o Google se dá conta disso.

É importante compartilhar nossos conteúdos nas redes sociais e obter interação. Além dos links, ou as visitas que chegam através das redes sociais, o Google também tem em conta a nossa presença nas redes sociais e é capaz de detectar se temos seguidores ou não, se há interação, se os nossos perfis são relevantes, se somos ativos ou não… Pois tudo isso, de alguma forma influencia o SEO.

E como Yoast sabe, e quer ser o melhor plugin de SEO para WordPress, tem incorporado uma seção exclusiva para otimizar as redes sociais para o SEO em sua página.

Aba Contas

Na primeira aba da seção Social do plugin para WordPress Yoast SEO, simplesmente nos pede para preencher os perfis sociais em que temos conta colocando a url do perfil. Ou o usuário, no caso do Twitter (sem o @).

Basta copiar e colar as urls das suas contas aqui e salvar. Neste momento, o Yoast vai incluir os dados no código da sua página e já estará informando ao Google.

Aba Facebook

Adicionar metadados Open Graph é uma das opções mais importantes de toda a seção Social do Yoast, então deixe-o Ativado. Ao ativar esta opção, passarão duas coisas.

O primeiro é que você ativa um novo recurso na metaboxes de Yoast de cada conteúdo, agora você pode personalizar como você compartilha no Facebook a nível de conteúdo.

Lá você pode colocar um título específico para Facebook, uma descrição a medida para esta rede e até mesmo uma imagem diferente da do post para que seja usada quando se compartilha no Facebook.

Também vai aparecer no código de sua página, object graphs (og)

Entre os dados que adiciona o Yoast, agora você pode ver no código da sua página todos os og (object graphs) que foram incorporadas ao ativar Facebook desde a seção social.

Esses dados servem para dar informações ao Google sobre novos metadados relacionados com a distribuição de conteúdo nas redes sociais. E não digo só Facebook.

Digo redes em geral, porque como lá mesmo você pode ler, são várias redes que puxam esses dados para criar a ficha você compartilha.

Aba Twitter

No twitter também vamos deixar ativada a opção que diz “acrescentar Twitter Card” para habilitar a guia twitter na metabox do Yoast.

Com tudo habilitado temos a opção de que ao compartilhar o façamos em formato de resumo (o que vem por padrão) ou resumo com a imagem grande, que é o que eu recomendo que escolha.

Se você não fizer alterações a nível de conteúdo a partir da metabox, ao compartilhar no Twitter um conteúdo, ele captura a imagem principal, o título e a descrição do post. Mas já sabe que o ideal é que você personalize estes dados para cada conteúdo, e assim oferecer ao twitter dados otimizados.

Pinterest

Se você tem conta no Pinterest também pode melhorar o modo em que se compartilham os conteúdos nesta rede, colando a meta tag que nos fornece Pinterest na caixa de seleção que nos dá Yoast.

Google Plus

E por último, se além do seu perfil no Google + você tem uma página de negócio nesta rede, nessa aba você pode colar a sua url.  Se não tem uma página do Google + para o seu negócio não é necessário que preencha este campo. Nesse caso já basta com a url que você colocou na primeira página da seção Social deste plugin.

Pode ver como configurar o plugin Yoast SEO na prática assistindo o video abaixo: