Skip to content

Nova ferramenta de inspeção de URL e mais no Search Console

Já faz alguns meses que o Google apresentou seu novo Search Console. Aqui estão algumas atualizações sobre como está progredindo.

Ferramenta de Inspeção de URL

Uma das solicitações mais comúns dos usuários no  Search Console do Google é a de obter mais informações sobre como Google enxerga uma URL específica. Hoje o Google lança uma nova ferramenta, “inspeção de URL“, para fornecer mais detalhes sobre a situação de cada URL e para que a pesquisa seja mais transparente.

A ferramenta de inspeção de URL fornece informações detalhadas sobre rastreamento, indexação e distribuição de informações sobre suas páginas, directamente a partir do índice do Google.

Basta introduzir uma url para saber a data e o status do último rastreio, qualquer erro de rastreamento ou indexação e a URL canônica dessa página.

Se a página foi indexada corretamente, você pode ver a informação e o estado das melhorías que temos encontrado na página, como a versão AMP ativada, ou os resultados ricos como os rich snipets.

Url está indexada com o AMP validado.

Se uma página não estiver indexada, você pode saber por que. O novo relatório inclui informações sobre as meta tags de robots noindex e a URL canônica do Google para a página.

A URL não está indexada devido a etiqueta meta “NO INDEX” no HTML.

Um clique pode levá-lo ao relatório de problemas que mostra todas as outras páginas afetadas pelo mesmo problema para ajudá-lo a localizar e corrigir os problemas comúns.

A nova ferramenta de inspeção de URL irá ajudar a depurar problemas com páginas novas ou existentes no índice do Google. Começaram testes hoje e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas.

Atualizações mais emocionantes

Além do lançamento da nova ferramenta de inspeção de URL do Google, temos algumas características e relatórios mais que foram lançados recentemente na nova Consola de Busca:

Dezesseis meses de dados de tráfego: A API de Search Analytics agora retorna 16 meses de dados, assim como o relatório de desempenho.

Novos filtros de aparência de pesquisa em Search Analytics: O relatório de desempenho agora oferece mais visibilidade sobre os resultados das novas pesquisas, incluindo os resultados Web Light e o Google Instant.