Skip to content

SEO Local – Guia de otimização essencial

Guia de SEO Local

Olá verdadeiro, como está? Espero que bem!

Tico Santos aqui! Nesse artigo vou te mostrar as principais estratégias de otimização para SEO Local e como você pode tirar proveito delas para fazer mais vendas.

Existem muitas oportunidades de tirar proveito de estratégias de SEO local para fazer seus próprios ativos digitais e conseguir clientes novos de forma totalmente orgânica no Google. Essas estratégias valem tanto para quem deseja ter um negócio físico local e atender clientes, como também para quem deseja criar sites, posicioná-los no Google e gerar uma renda passiva através de aluguéis desses sites.

Na VIP eu tenho uma série de vídeos bastante completa que se chama Extreme Local SEO LeadGen, onde eu ensino a montar uma web do zero, incluindo como você vai saber qual o nicho escolher, como confirmar viabilidade antes de colocar o site no ar, como trabalhar as palavras chaves certas, como fazer link building para SEO Local e ainda as melhores formas de você conseguir monetizar essas WEBs e assim ter fontes de rendas rápidas e recorrentes com pouca necessidade de manutenção.

Aplicando todas as estratégias do Extreme Local SEO LeadGen, você consegue obter resultados ainda mais rápidos e valiosos comparando com estratégias de sites de afiliados. Diversos alunos da VIP já conseguiram viver somente da internet aplicando essas mesmas estratégias. Se você se interessa em fazer isso, entre para a VIP e comece hoje mesmo a mudar o rumo de sua vida.

Então, vamos lá descobrir as informações essenciais sobre SEO Local para você dar os primeiros passos.

O que é SEO Local

Como eu já falei em vários artigos aqui, o Google tem evoluído como mecanismo de busca tentando oferecer a melhor informação para cada pesquisa do usuário.

E à medida que cada vez mais pessoas vão tendo acesso à internet, e ainda mais com o crescente aumento de acessos com o celular, o Google identificou um padrão de buscas por palavras chaves com intenção de encontrar negócios, próximos ao usuário. Vamos ver uma situação imaginária para ilustrar o que é SEO local:

Imagine que você entrou numa máquina do tempo e voltou vários anos atrás, quando o buscador do Google não era tão evoluído como é nos dias de hoje. Então, a máquina do tempo de deixou em São Paulo, na Avenida Paulista, e você vai precisar de gasolina para sua máquina do tempo te trazer de volta para o ano atual.

De alguma forma você consegue acessar a internet e pesquisa por “posto de gasolina” no Google, e o que acontece? Ele te mostra um site que tinha a palavras “posto de gasolina” 1.500 vezes, mas você descobre que esse posto fica no Rio de Janeiro e não vai te ajudar muito.

Assim, você volta para o Google alguns segundos depois e digita “posto de gasolina em SP” e finalmente começam a aparecer locais pertos de você que podem te atender e fariam sentido para a sua intenção de busca.

Hoje se você buscar apenas posto de gasolina o Google já identifica sua localização pelo celular ou pelo IP do seu computador e mostra uma prévia do Google Maps com uma listas de empresas da sua cidade ou região.

MAPS e Seo Local

Dessa forma fica mais fácil pra você intender o que é SEO Local, que é basicamente otimizar o seu site para que o Google consiga entender a localização do seu negócio e a relevância dele em certa região. E assim apresentar a sua WEB para o usuário que faz uma busca pelo seu produto ou serviço na sua localidade.

Como o Google Sabe que meu site é um Negócio Local?

Assim como o Google consegue entender a intenção de busca do usuário e entregar respostas locais existem elementos que seu site precisa ter para dar ao Google a informação da localização do seu site. Vamos entender alguns desses elementos

Palavras-chaves

A escolha correta das palavras-chaves para trabalhar no seu site irá fazer toda a diferença no seu ranqueamento para SEO Local. Primeiro é muito importante você entender a intenção de busca da palavra chave escolhida, em alguns casos o usuário deseja obter informações sobre um produto, em outros casos ele apenas quer ver imagens. Tudo depende da forma como ele busca no Google.

Além disso, ter as palavras chaves dentro do seu site associadas com sua localização é muito importante para fornecer pistas para o Google de sua empresa.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro: supondo que você deseja fazer um site para prestar o serviço de desentupimento de ralos em São Paulo. Então em algumas partes estratégicas do seu site é importante colocar variações da palavra-chave com elementos de sua localização.

Cadastro no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta vital na sua estratégia de SEO Local. É muito importante que você faça o seu cadastro e ofereça todas as informações da sua empresa. Incluindo localização, horário de funcionamento e demais detalhes.

Tendo esse cadastro preenchido, o Google sabe exatamente onde sua empresa está e pode assim mostrar o seu site entre os primeiros resultados para os clientes mais próximos de você. Além disso, outra informação muito relevante para determinar o posicionamento do seu negócio Local são as avaliações fornecidas no nessa ferramenta.

Isso permite que o Google entenda se os clientes estão gostando ou não dos seus serviços e assim favoreça nas buscas aqueles clientes com melhores avaliações dos usuários.

Por isso é importante ter boas avaliações e avaliações reais que estivera fisicamente no seu negócio local, já que o Google consegue perceber pelo GPS do celular quando o cliente esteve lá fisicamente. Mas é possível encontrar formas de trabalhar com isso, técnicas que eu ensino na VIP na série Extreme Local SEO LeadGen.

Trabalhar corretamente com o NAP

O NAP é uma sigla em inglês que significa Name, Address e Phone, ou seja, Nome, Endereço e Telefone. E na verdade é um padrão que você deve usar para indicar a localização do seu negócio.

E esse padrão deve ser utilizado em todos os tipos de locais onde você tem controle para divulgação do seu site. Isso inclui, o seu site, as páginas suas páginas em redes sociais, as webs dos seus anéis de autoridade e assim por diante.

Isso não só facilita o cliente localizar as informações do seu negócio, como também ajuda o Google a entender que seu site é um negócio local e assim deve ser indicado para buscas em sua região.

Link Building

Como já falei no artigo de SEO Off page, ter links apontando para o seu site é ainda um dos principais fatores de classificação dos mecanismos de buscas. E não é diferente com SEO Local. Por isso é muito importante que você trabalhe para conseguir links relevantes e nichados.

Além disso, links em listas de classificação de negócios locais são excelentes fontes para que você consiga sacar links relevantes para seu site. Em muitos casos além do link esses sites podem já fornecer algum tráfego para o seu site, pois muitas são visitadas por pessoas procurando por negócios em suas regiões.

É possível trabalhar também com PBN, Guest Posts e muitas outras estratégias de link building que vão ajudar o seu site crescer nas páginas locais. Não se esqueça também de trabalhar o texto ancora dos seus links de forma correta, incluindo em alguns casos a sua cidade ou bairro, mas variando com cuidado para não ter excesso de otimização.

Conclusão

Trabalhar com SEO Local oferece uma grande oportunidade de faturar com todos os tipos de empreendimentos que você imaginar. O poder disso é incrível e o Google tem mostrado a cada dia a importância que tem dado a esse tipo de busca, favorecendo, em muitos casos, sites pequenos e deixando grandes portais em segundo plano, tudo em função da localidade do cliente.

Por isso, te convido a aprofundar nesse conhecimento e colocar em prática essa oportunidade real de ótimos retornos. Então, venha para a VIP e tenha total acesso às técnicas que ensino em primeira mão e sempre mantenho atualizadas com todas as mudanças de algoritmo ou mudanças de ferramentas. Você não vai se arrepender.

5/5 (1 Review)