Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 4.6. Instalação e personalização de temas WordPress, quais temas grátis escolher e onde comprar

O que ninguém te ensina!

Instalar e personalizar tema no wordpress

Quando você está iniciando a criação do seu blog usando o wordpress, na primeira fase terá sempre dificuldades em escolher um tema para usar no teu site ou blog, pensando nisso, hoje vamos ver como podemos instalar e personalizar o tema no WordPress e que tipo de tema utilizar.

Qual melhor tema você deve usar?

acessando o painel de temas wordpress

Essa questão é bem fácil de responder, eu aconselho a você que use temas de preferência simples, leve, de fácil capacidade de configuração, temas rápidos, como o POINT, Generatepress, Orbital entre outros. Se você utilizar um tema forte na hora que o google for analisar a velocidade de carga do seu site para ver com que velocidade abre sua web nos dispositivos móveis, no celular os temas grande podem deixar o site mais lento e para quem não é programador fica muito mais difícil de otimizar a velocidade de carga, assunto que vamos ver mais pra frente aqui no site.

A ideia é optar por temas que permitam colocar logo, editar menu, editar footer, que permitam trabalhar as imagens destacadas do site.

E se nós colocamos em Adicionar novo tema, nós podemos enviar um tema por exemplo, se nós compramos um tema, esse tema vai vir comprimido em um arquivo ZIP, então nós podemos subir esse arquivo para o site através do botão Enviar Tema. Onde vamos selecionar o arquivo comprimido e enviar para o site.

Mas também temos opções de temas gratuitos do wordpress.

Temas em destaque no wordpress

Eu recomendo que vocês comecem com temas gratuitos porque existem vários temas bons principalmente esses que são clean e que são rápidos.

Como instalar um tema wordpress?

Para instalar um tema wordpress é bem fácil, como você pode ver na imagem acima, nós temos diferentes temas, basta você escolher um que deseja usar e passando o mouse na imagem do tem, você tem a opção de instalar ou ver o tema ao vivo no teu site antes de instalar para decidir se vale a pena instalar o tema em questão.

Depois de instalar clica em ativar para poder ativar o tema e começar a configurar para usar.

Como personalizar um tema?

configuração de aparência do tema

Para personalizar um tema é simples também, basta clicar em personalizar em aparência e vamos ser redirecionados para uma páginas com opções do tema para fazer certas alterações, como: colocar logo, colocar favicon, adicionar menu, mudar cores, colocar imagem de fundo no site, configurar a página inicial do site e mais.

Nessa parte nós podemos configurar também o footer que é o nome técnico dado para o rodapé do site, onde ficam informações importantes geralmente detalhes das empresas, detalhes de contato e canais dos projetos, e onde podemos mudar o copyright colocar todos os direitos reservados. Podemos ainda no footer colocar logo se desejar.

Na opção identidade do site é onde podemos editar o título do site, a descrição do site, o ícone do site e o logotipo do site. Dependendo do tema essas opções podem ser diferentes, estarão aí. Isso que estou mostrando aqui é o padrão de um tema simples, outros temas vão ter muito mais informações aí, mas basta você ir vendo, editando e configurando o que deseja que vai dar certo pois tudo é bem intuitivo.

A questão de edição e configuração dos menus, widget, e sidebar nós vamos ver nas próximas aulas.

Em CSS adicional, para quem não sabe o CSS é um código que dá estilo as webs são feitas geralmente com HTML e javascript utilizam CSS para criar a cor e tudo que tem a ver com o design da web e nós podemos adicionar códigos personalizados de CSS para mudar letras, aumentar e mudar o tipo de fonte o tamanho do logo e etc. Não deixe de ler o artigo passado sobre: Editor Gutenberg disposição em blocos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *