Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 8.14. Integração do Google Analytics para medir o desempenho e as visitas do site

O que ninguém te ensina!

Integração do Google Analytics

Fala verdadeiros beleza? Tico aqui espero que todos estejam bem e bem-vindos a mais uma aula do curso seo de verdade de zero a 100, portanto, nessa aula seguimos otimizando e vendo tudo que é necessário para levar adiante nosso projeto e agora chegou a hora de conectar o google analytics.

O google analytics é uma ferramenta que nos permite medir as métricas da nossa web ou seja, seriam os dados a respeito do nosso projeto que nos permite saber quantas visitas o nosso site está recebendo, de onde vêm as visitas que o site recebe, que o URL está recebendo as tais visitas, quais palavras estão buscando, quanto tempo as pessoas estão ficando em seu site antes de ir para um conteúdo, enfim nos permite saber o monte de coisa importante a respeito do nosso projeto de maneira gratuita além de passar mais seriedade e credibilidade para o google mostrar que é um projeto sério ter o google analytics atribuído ao projeto vai nos permitir otimizar melhor o nosso projeto.

Como integrar o google analytics?

Então para conectar o Analytics o que nós temos que fazer é acessar a nossa conta no google e buscar por google analytics, feito isso, clique na primeira opção da busca, depois clique em configurar grátis, vai pedir para colocar nome da conta, aí você coloca o nome do projeto, no meu caso seria churras top, vai em seguinte, na opção a seguir deixa em web mesmos, depois coloca a URL do site, a categoria do site e a zona horária de informação, por fim aceita os termos, se tudo estiver certo vai sair em uma tela igual a essa da imagem abaixo.

criando google analytics

Na imagem acima você pode ver que temos um código que devemos inserir no header do nosso site para que o google analytics funcione e comece a acompanhar o nosso projeto de acordo com o que falamos anteriormente.

Como implementar o código de google analytics no site?

colocando codigo de google analytics no site

Para fazer a implementação do código de google analytics no nosso site é bem simples, primeiro você precisa copiar o código, acessar o painel de controle do nosso site, ir em aparência, e clicar em editor de tema a última opção na aba aparência, o objetivo é colocar o código no header ou seja, o cabeçalho ou ainda o topo do nosso projeto, então, basta clicar em header.php ou cabeçalho.php e vai ter acesso a sessão <head> onde você deve colar o código do google analytics e atualizar e arquivo. Se tiver instalado o plugin de cache, deve fazer a limpeza do cache.

colocando codigo de google analytics no site

Depois disso, basta voltar no analytics que ele já vai começar a coletar dados e nos informar de todo o movimento que acontece no nosso projeto. Podemos fazer acompanhamento de tudo apenas usando o google analytics.

pagina inicial google analytics

Na imagem acima nós podemos ver o dashboard do google analytics onde temos acesso às sessões efetuadas no site, número de usuário que acessou o site, a percentagem da taxa de rejeição, quantas pessoas estão acessando o nosso site em tempo real muito mais dados que vão ser de grande ajudar para acompanhar o desenvolvimento do nosso projeto. Portanto, eu não vou falar de todo analytics nessa aula, se não seria só um curso de analytics, mas é essencial conhecer o básico de acordo como eu apresentei aqui, então quando começar a aparecer os dados você vai ter mais noção e vai começar a clarear muita coisa e seguimos com esse tema na VIP, espero que tenha gostado a aula de hoje, qualquer dúvida só chamar no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *