Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 8.3. Integração e funções da Ferramenta para webmasters do Google

O que ninguém te ensina!

Integração da Ferramenta para webmasters do Google

Fala verdadeiros beleza? Tico aqui espero que todos estejam bem e bem-vindos a mais uma aula do nosso curso seo de verdade de zero a 100.

Nessa aula nós vamos ver como integrar as funções que temos disponível na ferramenta de webmasters do Google mais conhecida popularmente como search console ou webmaster tools.

O search console é uma ferramenta muito importante que o google mesmo nos disponibiliza com vários dados sobre o nosso projeto e que sabendo trabalhar com ela, sabendo interpretá-la nós podemos melhorar o nosso projeto constantemente. 

Essa ferramenta é essencial, todo projeto logo depois que tem toda a parte On Page feita deve ser confirmado nessa ferramenta para darmos continuidade ao projeto e para fazermos com que tudo se index mais rápido e etc.

Como integrar um site no search console do google?

Para adicionar um site ao search console do google primeiro precisamos ter um e-mail do google, portanto, todo projeto antes de qualquer coisa deve ter um e-mail, sendo assim, vamos usar esse e-mail para criar na nossa conta de search console.

Se você já tem um e-mail do gmail pode acessar o google e pesquisar por search console, clicar no primeiro resultado da pesquisa, depois de clicar aí pode clicar em começar agora, ele vai pedir para fazer login com o e-mail que você criou para o seu projeto. 

adicionando domínio no Search console

Vai sair nessa tela acima, aí o google pede para confirmar o nosso domínio. Ele nos permite confirmar versões da URL. 

verificando propriedade no search console

Colocando no lado esquerdo, o domínio churras.top nos pede para confirmar via DNS.

Então, para confirmar via DNS devemos acessar o cpanel onde está instalado o nosso site, copiamos o código oferecido pelo search console para criar um registro TXT.

Quando acessar o cpanel, clique em Edit DNS Zone, selecione o o domínio em questão, criamos um novo registro TXT com o código do search console.

adicionando editor de zona de DNS no cpanel

Depois de adicionar o código, verificar se realmente está em TXT, porque por vezes tem estado em CNAME, feito, basta salvar e ir verificar no search console.

Se tudo estiver de acordo o google search console vai verificar e confirmar. 

verificando propriedade no search console

Assim que a propriedade estiver verificada você deve adicionar outras versões do site, com www, sem www e mais, no total são 5 versões igual na imagem abaixo.

Adicionando versões de dominio no search console

Depois disso tudo pronto, a partir de agora você vai poder receber dados importantes sobre o desempenho do seu site, o seach console ajuda a ver erros que estão afetando o teu site, estática do site, palavras chaves, ajuda a colocar o sitemap do site entre outras coisas importantes. 

painel do serach console do google

Como você pode ver nessa imagem acima, nós podemos ver os cliques, impressões, CTR, posição no google. Impressões são o número de quantas vezes o nosso site apareceu na busca. Neste caso quanto maior for a tua posição média maior vai ser o número de clique. O CTR é a taxa de cliques de acordo com o número de vezes que a nossa web apareceu na busca. A ideia é trabalhar para aumentar o CTR pois com isso vamos ter mais visitas no site.

Em consultas podemos ver quais as palavras chaves que foram consultadas, quantas vezes nós aparecemos e quantos cliques nós tivemos sobre essas aparições. Ou seja, nos dá dados para vermos quais palavras nós estamos aparecendo mais.

Com o search console também pode ver as páginas que estão tendo melhor desempenho, que país mais visita nosso site, quais dispositivos são mais usados para acessar o nosso site e mais.

Na opção de inspeção de URL é muito importante, eu já falei em uma das aulas que para ver se uma web está indexada devemos colocar site:domínio do site, por exemplo: site:clubseodeverdade.com

pesquisa avançada no google

Quando criamos um conteúdo novo e queremos que esse conteúdo se indexe rápido no google nós usamos a ferramenta de inspeção de URL do search console. Basta jogar a URL lá e dar um enter no teclado, feito isso, a ferramenta vai obter dados para ver se a URL em questão não está indexada. 

Se estiver indexada no google ele fica igual na imagem abaixo e se não estiver indexada é só pedir indexação daí em solicitar indexação. 

inspensão de url no google search console

Praticamente nós podemos ver todos os detalhes referente ao nosso projeto usando o search console, que é uma das ferramentas mais importante para um profissional de SEO. Espero que tenha entendido a aula de hoje, qualquer dúvida entre em contato através do grupo secreto do facebook e não deixe de ver a aula passada onde falamos sobre: O que é linkbuilding e como devemos trabalhar para a geração de tráfego qualificado e rankings?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *