Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 5.3. Leitura: Definir configurações de página inicial, blog e feed, visibilidade para os motores de busca

O que ninguém te ensina!

opção de leitura no wordpress

Na aula passada nós falamos de Opções Gerais e de escrita Inserir ou modificar título e descrição do site, idioma, e-mail, portanto, hoje vamos ver quais são as opções que nós temos na aba de leitura do wordpress e para que serve.

Para acessar a opção de leitura, nós devemos primeiro acessar o painel de controle do wordpress e passar o mouse em configurações, feito isso, clicar na terceira opção, Leitura igual na imagem acima.

Acessando leitura em wordpress

Lembrar que nós já vimos as duas primeiras opções aí em configurações, já vimos sobre geral, já vimos sobre escrita, e hoje vamos ver sobre leitura.

Configurações de página inicial, blog e feed, visibilidade para os motores de busca

Configurações de leitura em wordpress

A primeira configuração a fazer se você acessar a opção de leitura é se você deseja colocar a sua página inicial como seus posts mais recentes ou como uma página estática.

Dependendo do tipo de estruturação web que você vai fazer, você pode escolher uma outra, nós vamos ver os tipos de estrutura web nas próximas aulas. Então depois de escolher qual página inicial seu site vai exibir basta clicar em salvar alterações e já está.

Ainda na aba de Leitura nós podemos configurar algumas opções do blog como o número de post que você gostaria de mostrar por página, por padrão o wordpress deixa em 10 post, mas você pode alterar isso quando quiser para ficar de acordo com o que você deseja para seu projeto, muitas das vezes o número de post que são apresentados em uma página depende mais do tipo de projeto, do nicho e muito mais…

Temos também a opção dos feed rss, ou seja, aí você pode configurar quantos itens deve mostrar, igual ao número de post, por padrão o wordpress deixa em 10 últimos itens, mas você pode alterar quando quiser de acordo com o seu projeto.

Se você não sabe o que é feed rss basta colocar barra feed depois da url do seu blog no navegador e vai ser redirecionado ao feed do seu blog igual na imagem abaixo, https://seusite.com/feed. O feed é uma maneira que o wordpress tem para alimentar o usuário com conteúdos, por exemplo: Se você colocar no widget uma maneira para o usuário do seu blog ou site se inscrever no feed rss ele vai receber todas as postagens que serão feitas no seu blog futuramente, mas isso é um pouco mais avançado, na VIP nós falamos mais sobre isso.

exemplo de feed rss

Na opções de feed você ainda pode escolher se você quiser que o feed rss incluía texto completo ou resumo do seu post ou página.

A última opção nas configurações de leitura é muito importante e eu uso muito para criar os meus projetos, a opção é evitar que os mecanismos de busca indexem esse site. Basicamente essa configuração faz com que o google coloque o seu site nos seus resultados de pesquisas, quando você está criando um site novo, por vezes cria páginas que por algum motivo depois você apaga, então se o google indexou essa página o usuário que pesquisar e encontrar o link para o seu site vai ser levado para uma página de erro 404, not found, ou página não encontrada e isso é muito ruim para o SEO, portanto, sempre que iniciar um projeto novo; eu recomendo que você assinale a opção de evitar que o mecanismo de busca, indexe o seu site, depois de você ter tudo pronto e estiver tudo de acordo com o que você deseja, pode voltar de novo nessa opção e liberar para os mecanismo de busca indexem seu site.

Espero que você tenha gostado e entendido todas as opções de configuração na aba leitura qualquer dúvida só postar no grupo do facebook do club seo de verdade vip.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *