Skip to content

O que é SPAM REFERER 99-reasons-for-seo.com e como bloquear?

spam referer

Certamente você já deve ter visto nas estatísticas do Google Analytics do seu projeto web, uma série de referências de tráfego que não sabe o que são, e que às vezes, podem chegar a ser suas principais fontes de tráfego. Lamento comunicar meu amigo, mas não é tráfego real, nem bom, são BOTs mas conhecidos como referer spam.

O referrer spam ou SPANDEXING é tráfego simulado, os bots visitam massivamente seu site e passam muitas vezes, a impressão de tráfego confiável.

  • 1: Os Bots visitam as webs  com um “header artificial” ex: http://semalt.semalt.com
  • 2: Solicita acesso aos sites registrados.
  • 3: Algumas webs possuem os registros logs acessíveis publicamente.
  • 4: Quando o Google indexa esses sites, também indexa os registros e trata o valor do remetente como um backlink!

Essa é uma técnica suja que engana os webmasters já fazem alguns anos e parece que não vai parar. Na maioría das vezes é utilizada por empresas de Marketing Digital e SEO no intuito de conseguir backlinks, leads, tráfego e consequentemente um aumento nos rankings…

Já vimos acima como conseguem os backlinks, mas como conseguem o tráfego?

Bom, é simples, quando a pessoa se da conta dessa fonte de tráfego de referência no painel do Google Analytics é natural que ela fique curiosa e visite o dominio para saber de onde vem essas visitas…

referrer spam analytics

Muitas vezes esses dominios redirecionam a diferentes webs aleatórias, muitas delas para serviços, afim de capturar também leads, dados como emails e autorizar acessos de publicação nas redes sociais!

O que é 99-reasons-for-seo.com?

Um site chamado Semalt.com usa o nome de domínio 99-reasons-for-seo.com para enviar spam referrer, tráfego falso, que reflete no seu Google Analytics, serve para chamar sua atenção e persuadi-lo a visitar o endereço do domínio referente.

Já conhece meu curso de seo avançado para wordpress?

Quando os seus dados do Google Analytics são afetados por referrer spam de 99-reasons-for-seo.com ou similares, vai aparecer como se os visitantes fossem indicados para o seu website a partir desse domínio e vários visitantes chegam em uma página do seu site, que não existe, como example.com/h/10016924.html. Tudo é apenas um truque, ninguém foi convidado para o seu website a partir de 99-reasons-for-seo.com.

audit tool semalt spam
Ferramenta de auditoría para a qual redirigem os domínios SPAM derivados de Semalt.

Visitando 99-reasons-for-seo.com, você será enviado para http://seo2.niceandsnug.co.uk/?site=http:// (ou outro site similar). Esta nova página que diz “obtenha a sua auditoria gratuita do site agora” e “descubra o potencial do seu site de graça”.

Também existe um campo de busca para digitar o seu site e um botão “COMEÇAR AGORA” que será encaminhado para https://semalt.com/?s=http://[search term] & ref = test2, em seguida, a https://semalt.com/project/[project ID] .

Assim Semalt obtêm seu endereço de e-mail e possivelmente o acesso às suas contas de redes sociais, afim de reforçar os seus serviços de marketing on-line que parecem não ser nada éticos.

Veja alguns dos dominios referentes ligados a SEMALT que você pode encontrar nas suas estatísticas do Analytics:

  • 100-reasons-for-seo.com
  • 12-reasons-for-seo.com
  • local-seo-for-multiple-locations.com
  • autoseo- b2b-seo-service.com
  • seo-services-wordpress.com
  • seo-services-b2b.com
  • autoseo-wordpress-services.com
  • seo-wordpress-analytics.com
  • seo-for-wordpress.com
  • analytics- para-seo.com
  • autoseo-trial-for-1.com
  • seo-helper.org
  • free-seo-consultation.com
  • get-seo-help.com 
  • seo-services-with-results.com
  • free-seo-help.org
  • better-seo-promotion.com
  •  Existem muitos outros…

Os dados falsos de 99-reasons-for-seo e similares aparecem no histórico de tráfego de referência e também em “tempo real”, esses dados se combinam com os dados reais do Analytics.

Na maioria das vezes o spam vai trabalhar para que pareça que alguém foi referido ao seu site várias vezes, afim de colocar os dados de tráfego de referência na parte superior da lista em seus relatórios.

Quando o webmaster de um site ou alguém que monitora os dados, nota a grande quantidade de tráfego de referência que chega de 99-reasons-for-seo.com podem suspeitar por que alguém está visitando o seu site a partir desse dominio…

Como mencionado parcialmente anteriormente, os atacantes usam esta técnica de spam para enganar as pessoas, fazendo com procurem o site num motor de busca como o Google e o visitem ao digitá-lo na barra de endereços para obter clientes potenciais e visitas.

Embora este tipo de tráfego possa parecer inofensivo, o referrer spam pode dificultar a analítica do seu projeto e prejudicando a compreensão das métricas de tráfego exatas do seu site.

O tráfego comprado a partir de referências falsas pode afetar a maioria dos dados em seus relatórios do GA.

Por exemplo, as referências falsas vão aparecer para uma única página da sua web e sairão do mesmo site, e isso criará uma taxa de rejeição de 100%. Se o seu website está sendo atacado por remetentes de spam, é possível que não possa identificar a taxa de rejeição real do seu site, a menos que filtre o tráfego.

Filtros de Analytics e Htaccess para bloquear REFERER SPAM

Muitos por aí recomendam configurar filtros no GA para resolver o problema de tráfego SPAM, mas não é bem assim…

Quando se configura os filtros no Analytics apenas estamos fazendo com que a interface não mostre esses dados, o que está bem porque aí não vai se misturar com os dados reais do projeto.

Mas mesmo aplicando esses filtros, o spam seguirá chegando a nossa web. O que temos que fazer é também bloquear o acesso desses BOTs via HTACCESS.

No video abaixo mostro como passo a passo!

Abaixo deixo o código para colocar no htaccess para bloquear o tráfego SPAM! Você só deve ir acrescentando os dominios que fizerem falta no código.

# block visitors referred from semalt.com
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} semalt\.com [NC]
RewriteRule .* – [F]