Skip to content

Qual a importância das PALAVRAS-CHAVE e como refletem na EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – CURSO de SEO #2

Fala VERDADEIROS beleza?

Eu sou o Tico e espero que todos estejam bem!

Nessa aula quero dar uma ideia a vocês de como é importante escolhermos bem as PALAVRAS-CHAVE, que vão fazer parte do nosso projeto.

Nesta aula vou também explicar como funciona uma busca, pontos de otimização e como tudo isso reflete na experiência do usuário.

Devemos analisar bem as SERPs para ver o que o Google está pedindo que entreguemos de conteúdo ao usuário.

O que vamos aprender:

  • Importância das Palavras Chave
  • Como funciona uma busca no Google
  • Pontos de Otimização On Page
  • Como entender e atender a Experiência do Usuário

Como funciona uma busca no Google

Todos sabemos que para buscar no Google, basta digitarmos uma frase ou um palavra e o Google nos devolve um resultado.

Quando você vai fazer SEO, você tem que justamente trabalhar a otimização da página para que o Google ligue ela a determinados termos de busca de interesse.

como-a-experiencia-do-usuario-e-essencial-para-seus-resultados

Se você tem um negócio local, um produto, um e-commerce, você provavelmente já deve saber que palavras as pessoas irão utilizar para procurar o seu negócio na internet.

E é a partir destas palavras que você vai fazer um Keyword Research, que é buscar todo um conjunto de palavras relacionadas que você pode utilizar pra vender o seu produto, pra levar as pessoas até o seu negócio. Este é um tema que veremos em outra aula, mas é importante você saber, que nem sempre as pessoas vão buscar da maneira que você pensa. É importante você saber que as pessoas vão buscar de maneiras diferentes: tanto com palavras grandes, quanto com palavras curtas, e que cada palavra você deve entregar um resultado diferente, você deve suprir a necessidade da query em questão.

Você entregando para o usuário o resultado que ele espera receber pelo Google, você vai subir mais posições se ele tiver uma boa navegabilidade pelo seu site, se você entregar para ele exatamente o que ele está procurando.

Por exemplo, se buscamos “sapatos” no Google.

O Google nos entrega como resultado várias lojas.

resultado-query-sapatos

Se nós detectamos que essa palavra possui bastante buscas e decidimos criar um site para atacar essa palavra com a intenção de posicionarmos para ela, nós temos de saber que essa palavra não irá posicionar se você fizer um texto, explicando como o sapato foi criado por exemplo.

Importância da escolha das Palavras Chave

Você só irá posicionar para essa palavra se você apresentar ao usuário um e-commerce (uma loja online), pois é isso que supre a necessidade (experiência) do usuário que busca por essa palavra.

O usuário não vai querer ler um texto sobre sapatos, o usuário vai querer ver modelos de sapatos, o usuário vai querer comprar sapatos.

O Google depois de muitos estudos e depois de muita análise, identificou e segue identificando a cada dia mais, qual o tipo de conteúdo que supre a necessidade de determinada query (termo de pesquisa).

No exemplo da query “sapatos”, o que supre a necessidade de experiência do usuário são e-commerces.

Não adianta você criar textos para posicionar para esta palavra chave, você vai ter que criar um site em formato de loja caso você queira posicionar para ela.

Experiência do Usuário

É importante saber quais palavras você quer posicionar, e saber que nem sempre o Google vai entregar determinado resultado para tal palavra chave.

Outro exemplo, caso você pesquise por “sapatos que combinam”, o que supre essa query são fotos, vídeos e blogs explicativos e não um e-commerce e lojas virtuais.

resultado-query-sapatos-que-combinam

É essencial entender essa dinâmica de termos de busca e experiência do usuário, e então decidir o que você deve criar para suprir tal experiência/necessidade.

Então é super importante ter em mente que por mais que você queira subir posições você deve sempre suprir a necessidade da query.

É muito importante analisar e saber que você não vai subir nas SERPs, se você otimizar sua página para a query “sapatos que combinam”, com uma loja virtual (e-commerce) por exemplo.

E o mesmo vale para o contrário, você não vai subir nas SERPs para a query “sapatos” utilizando blogs com textos e imagens apenas.

Por isso tenha em mente esse fato ao pensar em quais palavras chave você irá utilizar em seus projetos e como você deverá produzir e estruturar seus conteúdos.

Pontos de Otimização On Page

pontos-otimizacao-on-page

Na otimização On Page de suas páginas, existem locais específicos para a posição de suas palavras chave, por exemplo, é muito importante que suas palavras chave apareçam:

  • Título da página
  • Meta descrição
  • Cabeçalhos

Então além de saber suprir as necessidades de determinadas queries, é importante saber posicionar suas palavras chave ao longo de sua página para que o Google entenda que sua página é uma boa resposta ao usuário que está buscando.

Espero que tenha gostado da segunda aula do Curso SEO de Verdade ROCK, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e participe do nosso Grupo SEO de Verdade no Facebook.

E não deixe de assistir as próximas aulas!

Abraço do blogger empreendedor e pai de família,

Tico Santos.