Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 7.15. Para que servem e como usar META ETIQUETAS SEO NO INDEX, NO FOLLOW para optimizar o Crawl Budget?

O que ninguém te ensina!

Para que servem e como usar META ETIQUETAS SEO NO INDEX, NO FOLLOW

Na aula passada nós falamos sobre os robots, precisamente para que servem e como configurar o arquivo Robots.txt. Portanto, hoje vamos a fundo e vamos falar sobre como usar meta etiquetas SEO no index, nofollow para otimizar o crawl budg do google.

As metas tags vão nos auxiliar a proporcionar um melhor desempenho na nossa web otimizando o rastreio porque essas etiquetas são colocadas no nosso código da web, portanto, os usuários não vêem essa etiqueta, ou seja, é visível apenas para os buscadores e para os rastreadores das webs.

Essas etiquetas dão instruções ao google de qual páginas nós queremos passar a autoridade, de qual páginas nós queremos que os robôs sigam e qual página nós queremos que os robôs não indexem. 

Links dofollow e nofollow

No linkbuilding os links dofollow significa um comando para os motores de busca seguirem esse link ou passem a autoridade desse link para outro.

Enquanto que os links nofollow significa um comando para os motores de busca não seguirem esse link, ou seja, não passarem autoridade para esse link.

modelo de links nofollow e dofollow

Por exemplo: Se você tiver um outro site e deseja linkar para o Money site, se colocar a etiqueta nofollow, saiba que o robô do google vai encontrar esse link apontando para o teu site, mas ele não vai passar a autoridade desse link para o seu Money site.

Se a página do link tiver tráfego você vai receber o tráfego vindo desse link, se for um tráfego qualificado vai ajudar a aumentar as visitas no teu site, mas se em geral você notar que o site tem links externos ruins apontando para o mesmo, você coloca ele no nofollow.

Geralmente utilizamos a etiqueta nofollow em páginas de nossos concorrentes diretos ou em sites multitemáticos.

Com o link dofollow o sistema é diferente, ou seja, os links dofollow passam autoridade, ou seja, indica ao robô do google ou qualquer rastreador que deve passar autoridade para a página em questão. Para decidir se deve colocar a etiqueta dofollow você precisa saber onde você coloca o link que aponta para o teu Money site, tem sites ruins que podem prejudicar o seu projeto, então, se você coloca um link lá com a etiqueta dofollow ou simplesmente follow os rastreadores irão passar autoridade dessa página com links ruins para o seu Money site o que futuramente irá prejudicar o seu projeto, o inverso também funciona com links bons e de alta qualidade, por isso, é de extrema importância que você controle cada link que entra em seu Money site.

Nota: é importante que nós tenhamos um equilíbrio em nossas etiquetas nofollow e dofollow. Porque se você tem 100% de links dofollow o google vai pensar ou perceber como se você estivesse manipulando os links, porque nenhum projeto online tem só link dofollow e 0% links nofollow.

Quais páginas colocar em no index e para que serve?

No nosso site podemos colocar algumas páginas em no index e outras em index, as páginas em no index dizem ao google ou aos motores de busca para não indexarem determinados links, ou seja, para não apresentar essas páginas nos resultados de busca nos motores de busca.

Por exemplo a página de contato você pode colocar em noindex, seja para alguns projetos online não é necessário indexar a página de contato, página sobre, página privacidade e termos de uso.

modelo de código robot.txt

Na página de contato clicando em opções para inspecionar a página você pode ver que coloquei em noindex a página de contato igual na imagem. 

Quando inspecionar um link e ver follow ou não ver nenhuma especificação de links saiba que o link é dofollow, mas se inspecionar o link e ver nofollow, saiba que sim, o link é nofollow e não passa link juice.

Espero que vocês tenham entendido esses conceitos porque esses são os conceitos mais importantes em relação ao uso das metas tags qualquer dúvida deixa nos comentários no grupo de facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *