Skip to content

SEO Local Search

SEO LOCAL Search : a melhor maneira de anunciar e divulgar o site da sua empresa no Google “gratuitamente”

Definição O SEO Local é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar a visibilidade de uma página web em busca de informações relevantes para os usuários, em função da localização geográfica atual dos mesmos.

Ou o que é mais ou menos o mesmo, fazer com que o site de uma empresa que tenha um local comercial físico ou que preste um serviço em uma área geográfica específica, seja encontrada por clientes potenciais que estão nessa área e que façam buscas no Google relacionadas com esse negócio.

Isso não significa que o SEO local não seja compatível com a implementação de medidas para posicionar a nossa página web em um âmbito mais global.

De fato, a importância concedida ao SEO local tem de ser maior se nessa escala se encontra a maior parte de nosso volume potencial de vendas ou prestação de serviços.

Por exemplo para uma agencia de SEO localizada em São Paulo: grande parte dos seus clientes vivem em São Paulo ou terão sua empresa consolidada nessa cidade ou próximas e ela.

Portanto, sua estratégia de SEO Local deve estar focada quase principalmente no âmbito local, mas também um pouco mais regional.

Para que serve o SEO local para empresas?

A presença na internet tornou-se um fator chave que toda empresa deve contemplar, sobretudo se pretende alcançar seus objetivos em um mercado cada vez mais complexo, competitivo e global.

O acesso à rede transformou completamente o modo como as pessoas se relacionam com as marcas e as empresas.

Há apenas uma década, um cliente decidia comprar (ou não) um produto ou serviço em função da informação que as marcas proporcionavam através de suas campanhas publicitárias.

Atualmente, as coisas mudaram: o fluxo de comunicação é bidirecional.

Antes de mais nada, convém esclarecer que o objetivo do SEO, em geral, não só é conseguir que o nosso site ou blog esteja situado nos primeiros resultados de busca, mas também obter mais vendas e conversões.

Se bem que ambos os objetivos estão relacionados de maneira simbiótica, há que ter em conta que o posicionamento é apenas um meio para um fim.

O primordial é oferecer valor ao nosso público-alvo, com um conteúdo de qualidade e útil. Com isso não só conseguimos uma melhor e maior quantidade de tráfego para o nosso site (o bom conteúdo sempre é compartilhado), mas também forjamos uma imagem associada a um conceito positivo.

O SEO Local é igualmente necessário ao efetuado em ambientes geográficos mais amplos?

A resposta é: sim.

A nível local, o mercado comercial, especialmente em médias e grandes cidades, não está isento da presença de uma competitividade cada vez maior.

Sem esquecer que em um mundo tão globalizado como o atual, nossos concorrentes podem ser encontrados em qualquer lado do globo.

E esse fator de proximidade geográfica ao usuário que nos procura, pode favorecernos, ainda mais tendo em conta que aqui desempenha um papel importante o Google maps.

É por isso que potenciar essa faceta bairrista em nossa estratégia de visibilidade, pode nos proporcionar um plus e favorecernos competitivamente.

Por isso, não há dúvidas de que estar entre os primeiros resultados de busca do Google vai garantir um aumento substancial do número de conversões e vendas que experimentará o seu negocio a curto, médio ou longo prazo, também nesse âmbito local.

Quais os benefícios do SEO Local?

Se o seu negócio não tem um produto ou serviço que possa distribuir de forma mais global, essas técnicas que nos ajudam a geolocalizar nossos resultados de pesquisa, convertem-se em algo quase indispensável para a saúde comercial da empresa.

E como já expliquei no ponto anterior, nos favorece esse componente geográfico e de proximidade com o usuário que está realizando uma pesquisa… no momento de competir pelo primeiro lugar com outros resultados.

Sem esquecer que também somos mais visíveis no Google maps.

Além disso, aparecer nos primeiros resultados do Google dá uma imagem de profissionalismo incomparável em comparação com os que aparecem por baixo.

Devemos prestar atenção ao seguinte dado:

Cerca de 50% dos cliques que os usuários fazem depois de uma pesquisa são realizadas no primeiro link dos resultados orgânicos, ou seja, aqueles cuja posição ocorre de forma natural em função da indexação que os robôs do Google consideram que merece uma determinada página.

Como disse anteriormente, os benefícios do posicionamento local são evidentes, de acordo com os dados provenientes de um estudo realizado há alguns anos:

71% dos cliques recebem os 3 primeiros resultados da página do buscador em uma determinada pesquisa, enquanto que todo o resto deles devem se conformar em compartilhar os 29% restantes.

Hoje em dia, o posicionamento web não só é necessário para ser capaz de competir em um mercado saturado, mas que contribui enormemente para a criação da imagem de marca da nossa empresa na cidade ou local onde residem os seus principais clientes.

Já conhece meu curso de SEO? Nele falamos sobre as principais estratégias para se dominar cidades, municípios e bairros inteiros com SEO LOCAL.

Se sua empresa tem uma localização física e quer atrair clientes potenciais localizados perto do seu negócio, o SEO local, lhe interessa.

Se você consegue um bom posicionamento local o site da sua empresa aparece 2 vezes nos resultados de busca, fator que aumenta muito as chances do seu anúncio receber click e de você ganhar din din $$:

google my business
Resultados no Google Maps e na lista!

Para começar a otimizar o seu SEO local corretamente, existem alguns itens importantes os quais você tem que se concentrar.  A primeira coisa que deve fazer é cadastrar sua empresa no Google My Business para poder aparecer também nos resultados dos mapas, assim você terá certeza que o Google tem o seu negócio no radar.

É importante otimizar a ficha do Google My Business corretamente, completando cada um dos requisitos para oferecer informações relevantes sobre o seu negócio local para o usuário.

Google My Business como funciona? Como posso colocar minha empresa no Google Maps?

O Google My Business é uma ferramenta on-line crítica para a gestão dos seus negócios locais! Um primeiro passo importante em qualquer estratégia local de SEO é reclamar e verificar a lista do Google My Business (GMB) do seu negócio.

Entrar no Google My Business pode aumentar suas chances de aparecer no pack local do Google, o Google Maps e as classificações orgânicas em geral.

Além disso, nos últimos meses, o Google adicionou alguns ótimos recursos ao Google Meu Negócio que as empresas devem tirar máximo proveito para melhorar o seu posicionamento local e ajudar a capturar a atenção dos potenciais clientes.

O Google Meu Negócio vai lhe dar uma visibilidade ampliada na página de resultados, sua empresa será presenteada com quase a metade da página dos resultados de busca repleta de informações relevantes sobre seu negócio.

A idéia é que através desta plataforma, se possa acessar a todas as funcionalidades dos produtos do Google que você use para uma empresa, e assim, faz com que tudo seja muito mais simples.

Para criar a sua ficha cadastral no Google My Business você deve acessar a seguinte direção URL:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ 

Assista o vídeo abaixo onde mostro como criar a conta para sua empresa e, comento sobre as principais otimizações e todas as características do serviço.

Como posicionar minha empresa no Google My Business?

Veja alguns fatores chave que influenciam no posicionamento de uma empresa dentro do My Business do Google:

  • Completar o conteúdo do perfil, endereço, horários, definição de negócio, vídeos, fotos e proporcionar posts com conteúdo de valor para o cliente.
  • Coerência nos dados de nossa guía de produtos e os que oferecemos em nosso site. A primeira coisa que fará o Google é entrar no site e ver se os dados que estamos oferecendo são os mesmos que temos em nosso guía.
  • Reviews positivas, o google valoriza muito as críticas da sua ficha e a relevância ou taxa de clique que recebe seu perfil quando se realiza uma pesquisa.
  • Cada vez mais o Google valoriza a reputação das empresas na internet. Ter uma boa reputação em redes sociais e sites de avaliação de empresas ajuda a posicionar acima da concorrência.
  • Construa links para o seu perfil do Google My Business, os links são recomendações na internet, transmitem autoridade e levam tráfego, as recomendações sempre nos ajudam a ter clientes que estão interessados em nossos produtos e serviços.
  • Incluir o mapa da sua empresa dentro de páginas webs e obter +1 dentro do Google plus, também é um fator que influencia no posicionamento dentro da escala de SEO local do Google.
  • A interação em uma página do Google My business é muito importante. Uma página estática que não interage e não dá respostas aos comentários tanto positivos como negativos que os usuários possam ter feito, não é bem vista pelo Google.

EM DESENVOLVIMENTO…

SEO Local Search
4.3 (86.67%) 6 votes