Skip to content

Como conseguir um backlink DOFOLLOW para reforçar seu SEO LOCAL através dos mapas personalizados do Google

mapas do google

Que pasaaa verdadeiros?? Blz? Espero que sim! ✌️

No post de hoje vou compartilhar com vocês uma grande informação privilegiada e exclusiva que pouca gente conhece ou está se aproveitando. Como conseguir um link DOFOLLOW no Google para reforçar o SEO LOCAL do seu projeto!

Claro, todos já ouvimos falar que um grande conteúdo é o rei, sim estou de acordo, mas somente um excelente conteúdo não basta se queremos classificar nosso site no topo das buscas do Google.

Para alcançar esse objetivo para as palavras chave mais interessantes, também devemos investir nosso tempo em conseguir backlinks de alta autoridade.  E já que vocês são os verdadeiros vou compartilhar um link de altíssima autoridade hoje.

Normalmente se usa o Google Maps para pesquisar endereços, caminhos mais rapidos, etc… mas também existe a opção de criar um mapa personalizado.

Esse mapa personalizado pode servir para muitas coisas, realizar um percurso pela estrada colocando indicadores, apontando restaurantes, bares, postos de gasolina, até mesmo caixas de banco. Sempre guardado e pronto para ser consultado a qualquer momento.

Mas além de todas essas vantagens, criar esse mapa no Google vai nos dar um backlink DOFOLLOW bastante bonito para reforçar o nosso SEO LOCAL. 🤩

Para aplicar está técnica é necessário que você tenha um negócio já verificado no Google My Business. Caso você não saiba o que é o Google my Business  e deseja saber mais, visite este link.

A opção de criar esses mapas se realiza em um site diferente, mas sob o domínio do Google. Abaixo lhe mostro passo a passo o que você deve fazer para conseguir esse backlink de alta qualidade para seu negócio.

1 – Você deve acessar o site “My Maps” e clicar em iniciar. O único a ter em conta neste primeiro passo é que se não tiver iniciado sessão numa conta do Google vai pedir para colocar o endereço de e-mail e senha para poder começar.

2 – Quando estiver dentro do My Maps do Google no canto superior esquerdo você vai ver a opção para criar um novo mapa, clique aí.

3 – Agora no campo de busca você deve buscar pelo nome do seu negócio ou o negócio que lhe interessa sacar o link.

4 – Copie toda a informação do NAP (Name, Address e Phone) e clique em adicionar mapa.

mapa personalizado

** Note que assim que você adiciona o mapa, o PIN do Google Maps muda da cor verde para a cor azul!

Clique nesse link para saber mais sobre meu curso privado de SEO. Na Plataforma Seo De Verdade VIPA você vai ter acesso aos melhores backlinks exclusivos que quase ninguém conhece ou usa! Além de aprender diversas técnicas totalmente efetivas para se trabalhar o linkbuilding do seu projeto.

5 – Agora clique onde está escrito “Mapa sem título” como pode ver na imagem acima, então vai aparecer uma caixa onde você deve inserir a sua palavra chave principal e uma descrição junto com o NAP que você copiou. Coloque a mesma descrição que você tem no Google Meu Negócio ou no perfil do Google +.

Importante utilizar na descrição palavras chave e sinônimos acompanhados do nome da sua localidade alvo. No final da descrição você deve aproveitar e colocar as urls das suas redes sociais, no caso da imagem abaixo apenas coloquei a url do negocio.site que proporciona google, mas você devem colocar mais.

 6 – Agora você deve clicar em “Camada sem título” na box do seu lado esquerdo, como na foto abaixo. Logo vai abrir uma caixa onde você deve inserir uma palavra chave secundária como nome da camada sem título. É importante colocar boas palavras chave em todos os campos que estão trabalhando porque é a ñunica maneira de termos um ficha otimizada, o que vai dar muito importância ao link que vamos sacar.

 

7 – Agora você deve clicar em compartilhar.

Vai abrir uma caixa grande como na imagem abaixo onde você deve alterar a url do mapa de particular para pública, e pegar a url do mapa personalizado com o nosso link DOFOLLOW do Google. Logo clicar em CONCLUIR.

Próximo passo enviar essa url para indexação, criar links externos para ela e se puder mandar um pouco de tráfego mais que melhor!

Pode verificar seu novo backlink colocando a url pública no navegador em modo anônimo. Assim como na imagem abaixo é onde você pode ver a primeira camada, onde fica sua descrição e as webs de redes sociais que você colocar.

Clicando no nome com o icone azul do Google Maps você abre a segunda camada onde vai aparecer o link DOFOLLOW e mais dados do seu negocio!

Clique com o botão direito do mouse no link e vá em inspecionar, desde aí é possível ver que o backlink não é NO FOLLOW, porque nada vem específicado, veja na imagem abaixo.

Sei que você leitor já tem tudo absolutamente claro de como conseguir esse backlink! Mas como eu gosto que você entenda tudo nos mínimos detalhes, deixo abaixo todo o processo de criação do mapa personalizado com link em video.

LOGO COLOCO.

Espero que vocês tenham gostado, e que façam bom proveito dessa informação. Esse backlink pode ser replicado varias vezes pro mesmo local, você só precisa utilizar contas diferentes para poder criar os mapas personalizados do Google!