Seo Off Page – Guía essencial

Olá verdadeiro, como está? Espero que bem!

Nesse artigo você vai encontrar um guia completo de otimização para SEO off page e suas diversas aplicações para melhorar o ranqueamento de suas webs.

Muitas pessoas dizem por aí que SEO Off page é puramente link building, mas na verdade não é só isso. Claro, o link building é o principal fator a ser trabalhado em SEO Off page, e vamos falar muito de link building nesse artigo, porém você precisa saber que existem  outros fatores que você pode trabalhar para ter resultados de longo prazo em suas webs.

O que é SEO Off page?

SEO off page é um termo em inglês que, traduzindo ao pé da letra, significa SEO fora da página. Na prática, tudo o que você faz para promover o seu site na internet pode ser considerado SEO off page. Obviamente é todo o conceito contrário ao SEO on page. Em alguns casos até mesmo ações offline podem ter impacto nos seus resultados nas buscas do Google, vou te mostrar alguns exemplos disso mais abaixo…

Qual é a importância do SEO off page?

No início da internet por volta dos anos 90 surgiram os primeiros mecanismos de busca, que basicamente tentavam agrupar alguns links e permitir que as pessoas encontrassem sites relacionados. Nos primórdios até houve um tempo onde essa busca era listada em ordem alfabética, então se seu site começasse com “A” teria preferência em relação a seu concorrente com “D”.

As coisas foram mudando e surgiu o Google com um mecanismo muito mais eficiente e que conquistou o gosto de todo o mundo. A base do funcionamento do Google, que o tornou melhor que os outros, era um algoritmo que atribuía autoridade a um site de acordo com os links que esse site recebia de outros sites. Assim um site que recebia muitos links era classificado como melhor e ficava nas primeiras posições.

Claro, que quando descobriram que o link era o principal fator, muitos sites começaram a criar centenas de milhões de links para suas webs, quando então o Google implementou mudanças no algoritmo para diminuir a importância dos links e aumentar a importância de outros fatores.

Assim, chegamos aos dias de hoje onde ter links apontando para o seu site ainda é um dos principais fatores de ranqueamento, mas não é o único. Outros fatores são muito importantes e fazem muita diferença, como: A autoridade do site que envia um link para o seu, a relevância desse site com o nicho, entre muitos outros. Ou seja, a quantidade de links ainda é importante, mas a qualidade dos links é muito mais relevante.

Por isso, é fácil concluir que trabalhar no SEO off page é de vital importância para o sucesso de seu negócio na internet. Não fazer SEO off page equivale, em muitos casos, a colocar um outdoor no deserto, não tem ninguém no deserto para ver seu outdoor, você não terá resultado algum. E da mesma forma, se você cria um site e não divulga esse site, muito dificilmente terá bons resultados com ele.

Fatores de SEO Off page

Link building

A essa altura você já deve ter compreendido qual a importância de criar links para o seu site, e principalmente que a qualidade é o fator principal quando falarmos de backlinks. Então vamos ver algumas das principais estratégias e a maneira correta de encontrar webs que valham a pena fazer link building para projetos de qualquer nicho.

Algumas dessas estratégias mais poderosas eu ensino detalhadamente, etapa por etapa, na VIP e sempre atualizando para novas fontes e táticas para alcançar os melhores resultados.

PBN – Rede Privada de Blogs

PBN é uma sigla em inglês para Private Blog Network, em português: Rede Privada de Blogs. Essa estratégia foi criada para ultrapassar a dificuldade de conseguir conquistar links de autoridade para os sites. E além disso, com uma PBN bem estruturada e forte você pode facilmente ranquear qualquer site.

Explicando para leigos: Até aqui você já entendeu que ter links em outros sites apontando para o seu site é muito importante para melhorar a posição do seu site no Google. Porém, algumas vezes os melhores sites do seu nicho são seus concorrentes, que provavelmente não vão enviar um link direto para você, ou mesmo que consiga alguns links de seus concorrentes, talvez não seja o suficiente pra fazer o seu site subir para as primeiras posições. Então você cria uma rede de sites no seu nicho (PBN) onde você tem todo o controle e dessa rede envia links para seu site principal.

Mas não fique empolgado para sair correndo e criar sua PBN de qualquer forma. Se você faz a PBN de forma errada é muito mais provável que tenha seu site punido pelo Google em vez de fazê-lo subir de posição. Por isso, eu tenho na VIP diversas aulas onde explico como criar uma PBN poderosa a partir da escolha correta de domínios expirados e ainda mostro a maneira certa de como tratar suas PBNs para não tomar penalização do Google.

Link Building através de Guest Post

Uma estratégia muito interessante de conseguir backlinks para o seu site é fazer guest posts. Você vai escrever um artigo de qualidade e enviar para um site parceiro, em troca do artigo o dono do site permite que você insira um backlink para o seu site dentro desse artigo.

Existem algumas formas de conseguir encontrar parceiros para guest posts, algumas dão mais trabalho que outras, mas você pode ter um ótimo resultado se conseguir fazer da forma certa.

Contudo, o primeiro ponto que você precisa considerar é que não se deve sair por aí fazendo guest posts em qualquer site. Como eu disse no início do artigo, existem fatores que o google considera para definir se um link é de qualidade e um deles é a relevância e contexto do site.

Veja só um exemplo:

Você tem um site de melancia e consegue contato para enviar um guest post para um dono de um site de carros. O backlink será contado, mas qual a relevância de um artigo de melancia em um site de carros? Agora, imagine que existe um site de frutas e esse site faz um link para o seu site de melancia, percebe que agora o tópico está bem mais aderente? E ainda nesse exemplo, há muitos outros casos onde poderíamos encontrar relevância e contexto:

  • um site de sucos: com um post sobre suco de melancia;
  • um site de bolos: com um post sobre como fazer um bolo de melancia;
  • um site de culinária: com uma receita de uma sobremesa de melancia.

Percebe que você não precisa ter links apenas de sites estritamente no seu nicho, mas em sites onde o tópico é relevante e tem contexto o poder é ainda maior. Contudo, isso não significa que links em sites genéricos não tenham resultado, há muitos sites de notícia e grandes portais como G1, R7, Terra e muitos outros, que possuem muitas categorias de assuntos, onde é possível encontrar relevância mesmo em um tópico mais genérico.

Tendo entendido sobre a relevância, vamos ver duas formas de conseguir links para guest post:

E-mail e formulário de contato

Essa talvez seja uma das formas mais trabalhosas de conseguir backlinks e ter uma taxa de sucesso baixa, já que a maioria dos contatos que você vai fazer não terá retorno, porém cada backlink conquistado pode fazer diferença em sua estratégia como um todo.

A primeira etapa é pesquisar por sites no seu nicho no google, ou em nichos relacionados como no exemplo da melancia, e enviar uma mensagem no formulário de contato sugerindo uma parceria.

Muitas pessoas usam o formulário de contato para fazer spam o que pode fazer com que sua mensagem seja ignorada, se você quer aumentar a sua taxa de sucesso, faça uma mensagem bem elaborada, e proponha para o dono do site que você irá escrever um tópico útil para a audiência dele. Faça uma análise no site e veja algum tema que ele ainda não tenha escrito e proponha.

Essa mesma abordagem pode ser feita pelo e-mail. Para conseguir encontrar o e-mail do dono do site use ferramentas de whois como: https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/ para domínios com final .br e https://www.whois.com/whois/ para domínios internacionais, neste último caso não vai funcionar se o whois tiver privado.

Plataforma de Guest Post

No Brasil já existe uma plataforma para facilitar a troca de Guest Posts: https://guestposts.com.br/.

Ela tem um funcionamento bem simples, você faz o seu cadastro e pode cadastrar os seus sites que você gostaria de receber artigos para publicar. Quando você posta um artigo de um parceiro você ganha uma moeda virtual que chamam de guestcoin. Com essa moeda você pode enviar uma solicitação de guest post para publicar em sites relacionados no seu nicho.

Links em comentários

Essa estratégia já foi muito usada no passado e ainda é usada por muitos ainda hoje, porém, por ser uma fonte comum de spam, o Google reduziu a importância desses links, o que não significa que não possam ser usados de forma estratégicas para trazer ótimos benefícios para o seu site.

Links de comentário são ótimos para conseguir links nofollow em sites concorrentes que, em alguns casos, você não conseguiria de outra forma. Mas ainda mais importante que o link, se bem feito, você pode conseguir sugar tráfego de referência para a sua web através desses links. E o tráfego é um dos principais benefícios dessa estratégia.

Mas vejo por aí muitos tentando conseguir apenas links e fazendo comentários sem sentido apenas para colocar o link numa página qualquer sem contexto. Hoje tanta gente tenta fazer isso que dificilmente você conseguirá que seu comentário seja aprovado escrevendo qualquer coisa. Para aumentar a taxa de sucesso, comente algo relevante com o tópico do artigo. 

Contribua de verdade e entregue valor no seu comentário, assim você vai mostrar para os visitantes daquela página que você domina o assunto e tornará mais atrativo para que ele clique no link e visite o seu site.

Links naturais

Receber um link natural acontece quando um site está criando algum conteúdo e aponta um link espontaneamente para o seu site, ou mesmo quando um usuário acessa o site e compartilha o seu link nas redes sociais. Você vai desejar esses links para garantir que seu site se mantenha na primeira página por muito tempo, ou para que a autoridade do seu site aumente e seja mais fácil subir seus artigos em SERPs mais competitivas.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a chance de você receber um link natural é bem maior quando você já está na primeira página do Google. Seria ótimo se isso fosse fácil apenas criar um conteúdo de qualidade e começar a receber links, mas não é assim que funciona.

Contudo, existem maneiras de você aumentar as chances de que isso aconteça. Vamos ver algumas etapas que podem melhorar suas chances de conseguir links naturais para sua web.

1. Produza conteúdos que merecem ser compartilhados.

Existem várias formas de criar conteúdos que ganham links naturalmente, uma das mais efetivas é disponibilizar ferramentas no seu site que sejam úteis para os usuários. Foi a estratégia usada pelo Neil Patel quando comprou a ferramenta Ubersuggest, que ganha links naturais em todo o mundo e aumenta significativamente a autoridade de todo o site dele.

UbersuggestUbersuggest

Veja nesse artigo da ahrefs algumas opções de conteúdo que que você pode criar na sua web e possuem uma maior probabilidade de receber links naturais.Use o tradutor automático do Chrome caso você não domine o inglês

2. Divulgue o seu conteúdo

Depois de criar a ferramenta ou conteúdo, que merece ser compartilhado, você tem que garantir que o máximo de pessoas conheça. Então divulgue nas suas redes sociais, em fóruns, em grupos do Facebook, em grupos de WhatsApp. Quanto mais pessoas conhecerem o seu conteúdo, maior a chance dele ser compartilhado.

A outra forma é usar estratégias de SEO para garantir que esse conteúdo fique bem posicionado para alguma palavra chave específica. Para isso, use todas as outras estratégias de backlinks que você está aprendendo neste artigo.

Anéis de Autoridade

Essa é uma estratégia que ensino exclusivamente na VIP onde mostro como usar ferramentas e webs de alta autoridade para construir um perfil de links seguros e fortes para o seu site, fortalecendo a sua marca e ajudando ao Google indexar mais palavras chaves no seu site.

No curso Seo De Verdade estou sempre incluindo novas propriedades que podem ser usadas juntos com seus anéis de autoridade e atualizando o que funciona e o que não funciona mais. Tenho relatos de vários alunos que conseguiram posicionar seus sites nas primeiras posições do Google apenas criando os Anéis de Autoridade da forma que ensino na VIP.

Power Bank

Essa é uma estratégia altamente poderosa que também ensino na VIP. Com a forma certa é possível literalmente sugar autoridade de grandes portais como Amazon, Microsoft, Google e outros, com links dofollow, de forma gratuita e totalmente eficaz.

Fatores Off Page relacionados ao backlink?

Agora que você já conhece as principais formas de construir links para o seu site, vamos analisar alguns dos fatores que você deve considerar em sua estratégia de SEO off page. 

Número de domínios de referência

Vários testes de SEO feitos em todo o mundo comprovam que a quantidade de domínios de referência tem uma relação direta com o posicionamento do site no Google. O que não é uma regra isolada, mas mostra o quanto tem efeito trabalhar para conseguir bons links e links em sites diferentes.

Esse número indica a quantidade de sites que apontam links para o seu, não importa se um site mande 1 milhão de backlinks para o seu site, ele será contado como apenas 1 domínio de referência.

Veja nesse estudo do ahrefs que mostra como o número de domínios tem relação direta com o tráfego orgânico nos sites da internet.

Numero de domínios de referência fator off-pageNumero de domínios de referência fator off-pageFonte: ahrefs

Por isso, ter uma estratégia para conseguir links relevantes em diferentes sites é tão importante.

Autoridade do Domínio

O Google considera muitos fatores para determinar a autoridade de um domínio, alguns deles podem ser: a idade do domínio, a qualidade do conteúdo e quantos links de qualidade esse site recebe de outros sites relevantes.

Existem algumas ferramentas como a MOZ e Ahrefs que criaram indicadores para tentar replicar e dar uma noção do que seria uma medida de autoridade de um site. Obviamente, por não conhecerem o código oficial do Google, a autoridade de um site dentro dessas ferramentas não reflete exatamente o posicionamento das SERPs, mas servem de algum parâmetro na falta de um indicador mais preciso.

Assim, é muito importante que você tenha links de sites de autoridade para o seu site, isso vai garantir que o Google reconheça o valor do seu site e permita que seu sites subam na SERP.

Texto âncora

O Texto âncora de um link é a parte que o usuário visualiza para clicar e seguir o link, veja na imagem abaixo a estrutura de formação de um link em HTML:

Texto âncora em seo off-pageTexto âncora em seo off-page

Nesse exemplo o texto âncora é SEO de Verdade. O Google usa essa texto para identificar a palavra chave que está associada ao link e isso tem bastante importância na sua estratégia de construção de links. Contudo, assim como muitos outros fatores de SEO, o texto âncora foi muito usado no passado com spam para manipular os resultados nas buscas.

Por isso, hoje uma estratégia de texto âncora eficiente não deve se concentrar em apenas uma palavra chave, mas diversificar com uso de sinônimos, termos relacionados e ainda trabalhar com âncoras genéricas que são palavras como: “clique aqui”, “neste link”. 

Marketing de mídia social

Trabalhar nas mídias sociais tem ótimos benefícios para quem quer melhorar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Além de tornar a sua marca mais conhecida, ter engajamento com seu público, os sinais sociais emitidos pelo seu público nessas redes pode melhorar o posicionamento dos seus sites no Google. 

É importante que você entenda bem a rede social que está trabalhando e suas características particulares. Por exemplo, trabalhando em grupos do Facebook você pode ter uma linguagem mais técnica e mais aprofundada e mesmo criar posts com discussões mais amplas. Já no twitter a característica de texto curto pede mais concisão e mais precisão na sua mensagem. 

Midias sociais como fator off-pageMidias sociais como fator off-page

Assim entendendo as melhores práticas e o as particularidades do que funciona em cada rede social, esteja presente no máximo delas, principalmente nas redes onde seu público está e assim incentive o compartilhamento do seu conteúdo. Os resultados das buscas serão ótimos no longo prazo. 

Gerar uma identidade de marca

Outro fator que cada vez tem mais importância nos últimos tempos em SEO é criar uma identificação do seu público com sua marca. Você pode ter benefícios diretos de trabalhar essa abordagem.

Um benefícios é que seu público pode cada vez mais preferir acessar diretamente o seu site em busca de uma solução específica, em vez de procurar no buscador por algum site qualquer. E isso garante a longevidade do seu site apesar de qualquer atualização de algoritmo ou até mesmo pode minimizar o efeito catastrófico de uma possível punição.

Se parte da sua audiência se identifica com sua marca e digita o endereço do seu site direto no navegador, você terá sempre um tráfego que pode dar segurança para seu negócio no longo prazo.

Outro benefício é que se o usuário já conhece sua marca e faz uma busca no Google, existe uma chance grande de que ele clique no seu link, ainda que você esteja na 2ª ou 3ª posição, simplesmente pelo fato de já conhecer a sua marca e saber o que esperar dela. Por isso é tão importante que você trabalhe sua identidade de marca em seus projetos de SEO.

Criar uma audiência

Ter uma audiência fiel não é trabalho que se faz da noite para o dia, é necessário nutrir seu público com conteúdo e soluções de qualidade. Além de criar um vínculo com seu público de tal forma que ele aguarde por novos conteúdos e sempre visite seu site, pois sabe que vai encontrar conteúdo de valor.

Dê voz ao seu público, responda aos comentários, e-mails e mensagens diretas nos perfis das redes sociais. Publique os testemunhos, deixe que todos saibam que seus clientes estão satisfeitos com a sua solução e como a vida deles tem mudado em função do valor que você entrega.

Menções à marca

Além de trabalhar backlinks em outros sites, consiga também que sua marca seja mencionada em outros sites, ainda que não tenha backlinks. Isso tem um valor enorme, tanto para o Google que já considera essas menções como critério de ranqueamento e também para o público que cada vez mais reconhece sua marca e cria familiaridade com ela.

Ações Offline com impactos no SEO

Como eu disse no início desse artigo, SEO off page pode, algumas vezes, extrapolar até mesmo o mundo online. Existem alguns exemplos de ações feitas no mundo offline que podem causar resultados diretos em como o seu site se comporta nos mecanismos de pesquisa.

Um exemplo prático disso foi uma ação executada pelo Banco Santander (que acabou de ganhar uma menção de marca) onde um banner foi colocado sem um link direto para uma página do banco, mas incentivava a busca da palavra chave “previdência santander”.

sugestão de busca em mídia offlinesugestão de busca em mídia offline

Um dos resultados desse tipo de ação é vincular a marca da sua empresa com uma palavra chave.

termos de busca sugeridatermos de busca sugerida

Existem outras estratégias de marketing que podem ser feitas para aumentar o número de visitantes nos seus sites como a campanha em outdoor feita pela Agência Criatrix. 

Estratégia de divulgação de site em outdoorEstratégia de divulgação de site em outdoor

Claro que somente a agência poderia dizer o impacto dessa ação nos seus resultados, mas é um exemplo prático que, com criatividade e recursos financeiros, é possível usar outras mídias para promover sua marca e ter retornos diretos ou indiretos em SEO.

Conclusão

Hoje você aprendeu que SEO off page é toda ação que você executa fora do seu site com o objetivo de melhorar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Viu também que link building é um dos principais fatores de SEO off page, mas que não é o único. 

Conheceu algumas das principais estratégias que de construção de links para o seu site e descobriu que trabalhar com as mídias sociais e criar uma identidade de marca podem trazer ótimos resultados para sua web no longo prazo.

Com esse conteúdo valioso em suas mãos e um trabalho sério você já tem um ótimo caminho para começar a trabalhar no off page de seus projetos. Contudo, se você quer descobrir o passo a passo detalhado de como fazer tudo isso, eliminar o tempo de testes e acertos, evitar que cometa erros que jogue todo o seu trabalho por água abaixo e ter em mãos as estratégias mais avançadas e efetivas de SEO off page, entre agora mesmo para a VIP e saia na frente dos seus concorrentes, antes que ele faça isso primeiro que você.