Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 7.3. Tipos de arquitetura web: Temática horizontal e temática vertical

O que ninguém te ensina!

Tipos de arquitetura web- Temática horizontal e temática vertical

Se você ainda não viu a aula sobre Como criar logotipos gratuitos para nossos projetos? Então, se você ainda não viu essa aula, recomendo que a veja para passarmos para a fase de tipos de arquitetura web que é o assunto da aula de hoje.

Vamos ver aqui tudo sobre arquitetura web como nós devemos montar o nossa web, como se linca o conteúdo porque é importante a linkagem do conteúdo, você precisa entender como funciona os diferentes tipos de arquitetura web.

Existem dois principais tipos de estrutura web, a web temática horizontal e a web temática vertical.

Então vamos falar um pouco de cada uma delas, como funciona e como podemos tirar benefícios a nível de SEO.

Web Temática Horizontal

web menú modelo Temática Horizontal

Um exemplo prático de web temática horizontal é o site  tuasaude.com pois blog tua saúde não está otimizando para nenhuma palavra chave porém recebe muitos links, recebe muita autoridade e como você pode ver na imagem acima temos diferentes categorias temos bulas, remédios caseiros, dieta e nutrição, emagrecer, gravidez, fertilidade, podemos clicar em mais e pode ver que tem um monte de categorias todas relacionadas com saúde mas bastante diferentes uma das outras e dentro de cada uma dessas categorias encontramos vários artigos.

buscas recentes

O mesmo ocorre com qualquer categoria, aí cada categoria contém centenas de artigos e têm categorias com milhares.

Mais pra frente quando falarmos de estudo de palavras chave, vamos ver quais categorias vamos escolher e que tipo de artigo vai entrar em cada categoria.

A questão é que as web temáticas horizontais são mais difíceis de posicionar.

Porque nesse tipo de web nós temos que trabalhar para cada tipo de categoria independentemente, fazer linkbuilding para cada categoria e trabalhar a autoridade dessas categorias uma por uma. Enquanto que com SILO é mais fácil, vamos falar de SILO mais pra frente.

Muitas das vezes as webs temáticas horizontais trabalham com nichos amplos, ou seja, eles falam de diferentes assuntos do mesmo nicho, diferente de atacar apenas um nicho e único assunto. O mais importante é utilizar uma estrutura de fácil linkagem.

Com a estrutura horizontal normalmente nós temos a Home, categoria 1, categoria 2, categoria 3, categoria 4 ou mais. Então nessa estrutura a Home linka para cada categoria e a autoridade de cada categoria de alguma volta volta para Home.

Nessa estrutura também podemos linkar uma página com a outra para passar link juice entre elas até chegar a página que desejamos posicionar com mais urgência ou importância.

Web Temática Vertical ou SILO

A estrutura temática vertical também pode ser descrita como SILO, uma estrutura simples e de fácil navegabilidade.

Para utilizar SILO as nossas webs devem ser específicas, vertical, falando apenas de um determinado assunto, ou de um nicho específico onde todo o conteúdo que estiver dentro da nossa web vai ser relevante, a estrutura SILO é como uma bola de autoridade pois a autoridade do nosso site vai ser distribuída por igual dentro do site, não vai ter uma página mais relevante que a outra, nao vai ter dispersão de links.

O google hoje em dia dá muito mais valor, ou seja,ele posiciona muito mais rápido webs que são específicas, que falam tudo sobre um tema em concreto por exemplo:

Como você pode ver na imagem acima, esse site fala tudo sobre dinossauros e é uma web foi feita em SILO, totalmente especializada em dinossauros e o Google adora esse tipo de web, e esse tipo de web que eu quero que você aprenda a criar é esse tipo de web que ensinamos no SEO de Verdade VIP.

Então, na estrutura SILO já seria a Home atacando a palavra dinossauro e as suas derivações tudo isso nós vamos ver quando estivermos a falar de pesquisas de palavra chave.

Nesse exemplo as nossas categorias seriam de tiranossauro, triceratops baryonyx.

Na estrutura SILO geralmente as categorias nós utilizamos como páginas, não como a estrutura horizontal faz que utiliza categorias nativas do wordpress que são mal otimizados. Então, com a estrutura vertical ou em SILO, nós vamos criar páginas como as categorias.

Dentro de cada bloco de conteúdo específico nós vamos puxar os posts. Por exemplo na categoria de tiranossauros nós podemos ter vários posts a respeito de tiranossauro, o mesmo vale para outras categorias.

A Partir de hoje procure utilizar a estrutura SILO em web personalizada, assim, nós posicionamos muito mais rápido em webs especializadas. E o mais bom é que podemos escalar e ter várias webs em diferentes nicho criado dessa forma que ensinei aqui hoje.Então, qualquer dúvida acesse o facebook e busque por club seo de verdade vip para deixar a sua dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *