Rua Alfredo Vaz Medeiros 3, Vila Gomes Cardim, CEP 03335-005, SP, Brasil
+34 698 34 62 29 - Espanha
suporte@seodeverdade.pro

# 4.7. Widgets Para que servem, como inserir, eliminar e utilizar corretamente como valor agregado

O que ninguém te ensina!

inserir e eliminar widgets

Hoje vamos ver como gestionar os widgets wordpress para quem não sabe os widgets, são recursos ou características adicionais para agregar valor no nosso projeto que podemos instalar facilmente no nosso site, dependendo do tema que estivemos utilizando.

Para acessar os widgets é muito simples, basta ir no painel de controle do site, acessar aparência e clicar em widget.

Normalmente os temas oferecem espaços para colocar widget no sidebar, footer, e Nav Sidebar, depois de instalar um tema, eles já apresentam uma lista de widgets disponíveis que o wordpress, já traz por padrão e alguns também são adicionados com o tema dependendo do tema que você está utilizando ou podem ser adicionados através de plugins também.

Embaixo de cada widget que vem por padrão do wordpress, já tem uma descrição do que cada um faz. Por exemplo:  HTML personalizado que é um editor de código que vai nos permitir colocar um código HTML personalizado. Através de um HTML personalizado nós podemos por um mapa do google podemos colocar um vídeo do YouTube entre outros recursos.

Como adicionar um widget?

Como adicionar widgets

Para adicionar um widget é muito simples, mas eu sei que muitas pessoas podem achar isso difícil, principalmente se estiverem a usar o wordpress pela primeira vez. 

Mas para adicionar widget basta pegar o widget que deseja que pode ser de comentários, post recentes, post populares entre outros e arrastar para o local que deseja, no footer ou sidebar.

Como deixar um widget inativo?

Assim como foi fácil para adicionar um widget, também é fácil deixar ele inativo, por qualquer motivo você pode não querer mais usar um widget, então pode deixar ele inativo, bastando apenas, arrastar o widget que deseja deixar inativo para a área de widgets inativos, que fica no final da página de widget, como na imagem abaixo.

widgets inativo

Os widgets nos ajudam a aumentar o valor ou a agregar valor ao nosso projeto com essas características, o que é muito mais fácil do que se tivesse que programar isso no código manualmente.

Para excluir um widget, basta clicar no widget que deseja excluir e vai aparecer a opção de excluir.

Podemos adicionar qualquer widget que nós desejarmos e que fique bem com o nosso site, você pode testar diferentes tipos de widget e ver como fica no site para conseguir achar o melhor que se adeque com o seu projeto online.

Você pode utilizar os widgets também para colocar os banner de afiliados, anúncio de google adsense, um banner de venda, um link para o seu canal, link para um grupo do facebook e muito mais.

Para sites de empresas ou projetos locais, os widgets são utilizados para colocar formulário de contato com uma chamada para ação.

No footer, tente sempre usar widgets com links para os seus canais principais ou os anéis de autoridade, tema esse que falamos no curso seo de verdade vip. No footer também não esqueça de utilizar widget com atalhos para suas páginas de contato, privacidade e políticas de uso. Não deixe de ler o artigo onde ensino a Instalação e personalização de temas WordPress, quais temas grátis escolher e onde comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *